Apesar do domínio incontestável no mercado de buscas, o Google ainda enfrenta o desafio de atingir a excelência no mecanismo de buscas. De acordo com o diretor geral da empresa para a América Latina, Alexandre Hohagen, o maior acesso à internet e a democratização das informações vêm tornando cada vez mais difícil colocar todo o conteúdo existente na rede indexados ao Google, já que aumenta a facilidade de se produzir e veicular informações. Por isso, ele diz que a meta da empresa é criar uma ferramenta capaz de indexar todas as fontes e conteúdos das buscas nas páginas de resultados, ou seja, uma ferramenta de busca universal, que reúna todo o conteúdo da rede mundial.
Hohagen diz que, hoje, 70% do tempo de trabalho dos engenheiros da empresa é dedicado ao desenvolvimento da ferramenta de buscas e outros 20%, voltados à criação de soluções relacionadas com a área de buscas.
O diretor de engenharia de pesquisa do Google, Berthier Ribeiro Neto, concorda que os resultados das buscas ainda têm muito que evoluir e diz que o problema que a empresa vem enfrentando é colocar as páginas mais relevantes no topo dos resultados. Para ele, um grande obstáculo é calcular o que é mais importante para cada pessoa e, por isso, o Google tem trabalhado numa forma de personalizar cada vez mais os resultados das buscas, sem desconsiderar a relevância de encontrar todo o conteúdo possível sobre o assunto pesquisado.
O diretor de produtos para a América Latina do Google, Victor Ribeiro, revela que o grande desafio da empresa na região é tornar acessível o máximo de informações por meio dos produtos oferecidos pela empresa. Ele pondera, porém, que há o obstáculo do baixo nível de acesso à internet da população na América Latina.
A saída apontada por Neto é pensar mais no consumidor do que na rentabilidade dos produtos oferecidos. Segundo ele, não adianta oferecer algo que tenha um alto impacto entre os usuários num primeiro momento, se o que interessa é ter uma audiência constante que chame os anunciantes para aquele determinado produto.
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