Pouco mais de 30% das empresas no mundo subestimam o valor das redes sociais e muitas vezes restringem o seu uso, ainda que 51% dos funcionários relatem que tais plataformas aumentam a produtividade no trabalho.
Além disso, mais de um terço (39%) dos funcionários sentem que não existem colaborações suficientes em seus locais de trabalho, e 40% acreditam que ferramentas sociais podem incentivar o trabalho em equipe.
Estes são alguns dos achados de pesquisa da Microsoft conduzida em 32 países. No Brasil, 57% dos respondentes sentem que o uso da rede social tem resultado em maior colaboração no ambiente de trabalho e 51% dos profissionais acreditam que podem ser mais produtivos com o suporte dessa tecnologia.
Os entrevistados brasileiros elegem o e-mail (94%) como principal tecnologia para colaboração e comunicação, seguido de mensagens instantâneas (74%), sites e intranets (63%), videoconferência (58%), redes sociais externas (37%) e redes internas (35%).
Apenas 16% das empresas brasileiras encorajam o uso das redes sociais corporativas, enquanto 46% não encorajam, mas também não restringem o acesso, e 38% têm políticas de restrição de uso.
A Microsoft prevê que as redes sociais irão permitir conexão de todas as ferramentas de colaboração dentro das empresas, e não atuarão apenas como um site separado ou aplicativo adicionado às atividades diárias dos funcionários.
"Assim como o e-mail acelerou o ritmo dos negócios nos anos 90, as redes sociais corporativas serão as responsáveis por uma transformação e aumento de agilidade no local de trabalho do século 21", diz Eduardo Campos, gerente geral da divisão Office na Microsoft Brasil.
Confira outras descobertas da pesquisa:
Forma como países, setores e gêneros se relacionam com os níveis de ferramentas de produtividade, colaboração e comunicação no trabalho |
Regiões
|
Setores
|
Gênero
|
Fonte: Microsoft – Mai/2013 |
Image courtesy of adamr at FreeDigitalPhotos.net
Muito interessante! Realmente, as redes sociais parecem ser o grande meio de gestão do conhecimento interna corporis.
Sem dúvidas que o desconhecimento é a grande causa dessas atitudes empresarias em bloquear o acesso as redes. As intranets crescem e absorvem as funcionalidades das redes sociais justamente como prova de que um ambiente virtual colaborativo agiliza algumas operações, reduz custo, integra e disemina o conhecimento.