A Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (SCS/MDIC) lançou nesta quinta-feira, 29, um conjunto de instrumentos de apoio às exportações brasileiras de serviços.
Segundo o secretário da SCS, Humberto Ribeiro, o objetivo é oferecer ferramentas para ajudar os potenciais exportadores de serviços a definirem as melhores estratégias e mercados. "As informações também podem auxiliar o governo na tomada de decisões e na elaboração de políticas públicas para o setor", explica.
De acordo com dados da Organização Mundial do Comércio (OMC), de 2003 a 2013, houve crescimento de 150% das exportações mundiais de serviços. No mesmo período, o crescimento das exportações brasileiras foi de 292%, quase o dobro da média mundial.
Além das ferramentas de apoio às exportações, a SCS divulgou as estatísticas preliminares do Siscoserv e anunciou que a partir de agosto deste ano serão consolidadas as estatísticas oficiais, que passarão a ser divulgadas com periodicidade a ser definida.
Lançado pelo governo federal no âmbito do Plano Brasil Maior, o Siscoserv é a ferramenta oficial de registro de todas as operações de exportação e importação de serviços e intangíveis realizadas por empresas situadas no Brasil. Desde a sua implantação, foram registradas mais de 6,5 milhões de operações.
A divulgação das estatísticas do programa objetiva aprimorar as ações de estímulo, formulação, acompanhamento e aferição das políticas públicas relacionadas a serviços e intangíveis. O governo ainda espera que o levantamento possa orientar as estratégias empresariais de comércio exterior de serviços e intangíveis dos exportadores e das instituições públicas ligadas ao setor.