Como tem sido a adoção da semana de 4 dias de trabalho

0

A aprovação da semana de trabalho com 4 dias no Reino Unido despertou o interesse de boa parte dos colaboradores, enquanto, para muitos ainda parece ser algo inimaginável a Vockan, uma empresa brasileira, deu início aos testes no país. Em entrevista exclusiva a TI Inside, Fabrício Oliveira, CEO da empresa, contou um pouco sobre a adaptação ao novo modelo, e os resultados.

A possibilidade de ter mais espaço para a vida pessoal, mantendo todos os benefícios e salários de uma semana normal, contentou a todos. De acordo com pesquisa realizada com os colaboradores participantes do projeto, o aumento geral da satisfação – que engloba gestão do tempo, saúde física e mental, realização de tarefas pessoais, entre outras – foi de 54%, antes do projeto piloto, para 70%. Com relação à percepção sobre a qualidade de vida, cresceu de 57% a 86%.

O programa teve início em novembro do ano passado com a área de Suporte, que presta atendimento aos clientes no Brasil e fora do país, além de dar apoio para toda a rede de consultores da empresa, representando 50% da equipe administrativa da companhia. O estudo ainda mostra que o índice sobre o nível de felicidade dos colaboradores aumentou em 43% e o de produtividade, em 23%.

Segundo o executivo, a adaptação veio bem graças a testes realizados previamente, análises de indicadores, além da filiação a 4 day week global, organização que tem sido responsável pelo movimento, auxiliando muito na etapa inicial.

"De início nós percebemos que a produtividade ao invés de cair, ou se manter, ela  aumentou. Quando você fala de uma semana de 4 dias, a primeira coisa que vem à mente são custos, contudo, tivemos lucros ", afirmou Fabrício.

Com relação às metas estabelecidas, é necessário sempre uma análise prévia dos indicadores,sempre compreendendo cada um dos times dentro da empresa, necessitando um trabalho interno para verificar essa parte.

"Hoje posso afirmar, mentes descansadas produzem muito mais. Na Vockan, esse processo está indo muito bem, estamos acompanhando os indicadores nas áreas já implementadas, e a nossa ideia é que até o final do ano já esteja em todos os setores.", apontou o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.