Claro alcança marca de 200MW de produção no programa de geração de energia renovável

0

Com cino anos de operçaão, o programa Energia da Claro se consolidou como referência na modalidade de autoconsumo remoto de energia. Com 85 usinas em operação, a iniciativa da Claro, que prevê o uso de fontes renováveis e ações de proteção ao meio ambiente em todas as operações e instalações da empresa no Brasil, acaba de alcançar a marca de 200MW de produção de energia, proveniente de fontes limpas como solar, hidrelétrica, biogás e cogeração qualificada, volume que o Brasil inteiro gerava em 2018, quando o programa completava 1 ano de existência. (fonte: Site Mercado Livre de Energia)

Com plantas geradoras em vários estados, como Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e DF, além de projetos em construção nas demais unidades federativas, atualmente, a frente de geração distribuída do programa atende a 70% do consumo da empresa em baixa tensão, abastecendo mais de 25 mil unidades consumidoras e mais de 70% das antenas da Claro com energia renovável proveniente das 85 usinas conectadas.

Faz parte do programa a maior usina de Geração Distribuída (GD), em capacidade instalada de potência, em operação no Brasil. Movida a biogás, a planta tem autorização para gerar até 4,65 megawatts médios (MWm) de energia, que conseguem abastecer 2.991 unidades da Claro, entre torres de telefonia, data centers e outras estruturas operacionais da companhia.

A operadora ainda investe no mercado livre de energia e tem contratos de longo prazo, no modelo PPA (Power Purchase Agreement), para aquisição de energia eólica, com o objetivo de atender a 100% de seu consumo em unidades de média tensão, o que faz com que seus data centers, prédios administrativos e operações de grande porte utilizem somente energia limpa.

"Contemplando nossa produção em geração distribuída e os contratos firmados no mercado livre, o 'Energia da Claro' deve gerar mais de 1 GWh/ano provenientes de fontes renováveis em 2023, o que equivale a 80% da energia consumida em todas as operações e instalações da empresa no Brasil. A Claro tem o compromisso de reduzir a emissão de poluentes na atmosfera e, com isso, colaborar com o controle das mudanças climáticas. Estamos empenhados em nos tornarmos praticamente autossuficientes em energia de fonte limpa e, assim, colaborar com a preservação dos recursos naturais", afirma Hamilton Silva, diretor de infraestrutura da Claro.

A empresa soma mais de 500 mil toneladas de CO2 evitadas até o momento por meio de suas estruturas de energia renovável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.