A Ativas, empresa do Grupo Asamar, investiu cerca de US$ 2 milhões na aquisição da solução Nexus 5000 da Cisco para seu novo data center. Com previsão de iniciar suas operações no segundo semestre deste ano, as obras de construção do empreendimento, na capital mineira, já começaram.
A tecnologia da Cisco possui a funcionalidade VSS (Virtual Switching System), presente nas camadas do core (núcleo de rede) e de distribuição. Ela permite que os equipamentos redundantes centrais funcionem como um único switch virtual e o processamento de todo o tráfego de dados seja igualmente compartilhado entre eles. Com a capacidade de processamento duplicada, a tecnologia possibilita à companhia oferecer a seus clientes maior contingência de rede, além de facilidade no gerenciamento do ambiente. Eventuais falhas técnicas no ponto central da rede serão praticamente imperceptíveis para o usuário.
"A virtualização agrega valor a todos os projetos da Ativas, uma vez que maximiza os recursos físicos disponíveis, gerando maior qualidade das soluções oferecidas e melhor custo-benefício para os clientes", diz Antônio Phelipe, CTO da empresa. Segundo ele, a solução foi escolhida por oferecer alto valor agregado e ser totalmente aderente às necessidades de mercado. A tecnologia moderna do VSS também se estende às operadoras: elas deverão entregar à Ativas conexão dupla no core, com dois roteadores em operação.
- Aporte