Os norte-americanos se mostram cada vez mais propensos a adotar soluções eletrônicas para o setor de saúde, conforme revela o relatório da pesquisa Connected Health Pulse Survey , da Accenture. Segundo a consultoria, 90% dos americanos gostariam de ter opções 'self-service' para obter informações sobre saúde.
A internet é o canal indicado por 90% dos consultados por meio do qual esperam acessar informações médicas pessoais (83%), marcar, alterar ou cancelar datas de consultas e exames (72%) e solicitar receitas médicas (72%). O estudo trata o eHealth como tendência, mas reforça que 85% dos consultados querem ter a opção de acesso pessoal a um médico.
Dentre outros canais apontados para o eHealth, 88% dos entrevistados gostariam de receber lembretes preventivos ou de checagem via e-mail, enquanto 63% são suscetíveis a recebê-los em celulares. Além disso, o e-mail é citado como meio desejado de comunicação com o médico por 76% dos participantes e para pedidos de receitas por 64% deles.
O relatório aponta que os pacientes querem informações em diversos meios e dispositivos e sublinha o desconhecimento quanto às opções eletrônicas. Aproximadamente metade dos consultados não sabe das possibilidades disponíveis por meio de dispositivos móveis ou internet oferecidos atualmente pelos planos de saúde.
A pesquisa conclui que as principais vantagens do autoatendimento online são a redução de custos e eficiência no envolvimento do paciente no tratamento médico.