Ser um instrumento de apoio ao negócio e à tomada de decisão do cliente. Esse é o papel da Visa Consulting & Analytics (VCA), braço de consultoria da Visa, que tem se destacado na indústria de pagamentos nos últimos dois anos. De 2020 pra cá, a área investiu em digitalização, implementou novas plataformas e contratou profissionais para atender à crescente demanda pelos serviços de valor agregado da Visa.
A área de VCA desenvolve análises, soluções e benchmark que podem ser aplicados nas estratégias de emissores, credenciadores, startups e estabelecimentos comerciais, impulsionando a performance do negócio como um todo. O grande diferencial da consultoria da Visa é o acesso exclusivo à base transacional da VisaNet, uma das maiores redes de pagamento do mundo, que permite identificar insights e recomendações para as melhores decisões de negócios.
O ativo intelectual é outro ponto alto desta área que combina pessoas, experiências e conhecimento de toda companhia em escala global. Apesar dos resultados virem predominantemente dos bancos tradicionais, a consultoria dobrou sua participação em estabelecimentos comerciais, fintechs e pequenos emissores, dobrando a penetração nesses novos entrantes de mercado.
De acordo com o diretor executivo da consultoria da Visa do Brasil, Oscar Pettezzoni, esse crescimento expressivo veio junto à diversidade de ideias e habilidades do time. "Nos últimos dois anos, triplicamos a estrutura da área para atender ao aumento de demanda de clientes. Ampliamos não só a área de atuação, mas os tipos de projetos e receitas".
A ampliação do leque de serviços possibilitou uma atuação mais ativa no ciclo de vida dos clientes, incorporando novos serviços digitais. Um deles é a Solução de Aquisição Digital, desenvolvida para aprimorar a experiência digital na jornada de aquisição de cartão de crédito, enriquecendo os dados gerando uma ferramente de apoio a decisão poderosa para os clientes Visa.
Outro exemplo é a plataforma digital de pesquisa qualitativa para apoiar parceiros a entender as demandas de seus clientes, uma comunidade virtual que reúne clientes para testar novos produtos, serviços, funcionalidades e melhoria de processos antes de seu desenvolvimento e execução no mercado. Atualmente, a consultoria está dividida em quatro linhas de negócio: Consultoria, Data analytics, Serviços Gerenciados (Managed Services) e Plataformas (Subscription Services). Toda esta estrutura é responsável por atuar desde a concepção da estratégia até a execução para os clientes Visa e o mercado em geral.
VCA atua com o objetivo de aprimorar a experiência e performance do mercado de pagamentos eletrônicos, como em projetos para melhorar a jornada do viajante, oferecendo uma estratégia de comunicação personalizada focada em benefícios de viagem, além da expansão de portfólio dos clientes, incluindo lançamentos de cartões e contas digitais. "Analisamos os principais desafios e oportunidades, sempre sob a perspectiva do cliente. Olhamos para o futuro identificando as oportunidades do presente. Assim, conseguimos ser mais assertivos e apoiar nossos clientes na melhor decisão de negócio", concluiu Pettezzoni.