Empresa do Sistema Petrobrás que atua no ramo de engarrafamento, distribuição e comercialização de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), a
Liquigás Distribuidora automatizou seus processos orçamentários com o Oracle Hyperion.
Trata-se de um sistema que contribui para aperfeiçoar a consolidação financeira das empresas, produz relatórios mais eficientes e auxilia na tomada de decisões. O projeto foi conduzido pela TO Brasil, parceira da Oracle.
Já utilizada pela Petrobras, a ferramenta foi implementada para padronizar e integrar os processos das duas empresas. A princípio, as licenças do Oracle Hyperion foram fornecidas às áreas comerciais e operacionais Liquigás, que tinham um fluxo maior de informações.
Entretanto, após a aquisição de mais licenças no ano passado, somando atualmente cerca de 150, todas as áreas da empresa passaram a utilizar a solução da Oracle para incluir seus dados e garantir assertividade aos fluxos orçamentários e de acompanhamento.
Em 2007, a Liquigás adotou uma metodologia denominada Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD), que gerencia o orçamento com base na análise parametrizada de gastos operacionais.
A metodologia permite identificar onde e quando as despesas foram realizadas, possibilitando a racionalização de gastos. Em outubro de 2011, a TO Brasil começou um projeto de integração do Oracle Hyperion com a ferramenta GMD.
O projeto demandou nove meses de execução, abrangendo três fases: criação do modelo orçamentário, integração de dados, relatório de acompanhamento e desenvolvimento do fluxo do processo orçamentário.
Com a integração, foi possível uma melhor captação dos dados provenientes das diferentes áreas para a execução do orçamento e maior integração entre as equipes.
O resultado foi a descentralização do processo, com um maior número de gestores podendo acompanhar e contribuir para a gestão orçamentária.
Entre os principais objetivos desta integração, a Liquigás cita a otimização do fechamento orçamentário, com uma consolidação mais precisa, ganhos de eficiência e agilidade em várias etapas.
Outro aspecto positivo diz respeito ao maior controle geral de custos e a disponibilidade de mais tempo hábil para avaliar o orçamento parcial e total.
Além disso, o ciclo orçamentário anual teve seu fechamento reduzido de dois meses para um mês e o acompanhamento mensal caiu de oito para somente três dias.
Atualmente, a TO Brasil está trabalhando em duas frentes: a migração para a versão 11 do Oracle Hyperion e o acompanhamento da fase pós-implantação. Em maio deste ano, foi concluído o treinamento da solução em todas as unidades operacionais da Liquigás.