Após dois trimestres consecutivos de demanda fraca, a IDC revisou para baixo a projeção de vendas mundiais de tablets para este ano. A consultoria calcula que haverá uma expansão menos acentuada, de 6,5%, ante os 12,1% previstos inicialmente, com a venda de 233,1 milhões de tablets neste ano.
"Quando olhamos para o panorama global, seria fácil dizer que o mercado de tablets está desacelerando", disse Jean Philippe Bouchard, diretor de pesquisa para tablets da IDC. "Mas, quando analisamos as dinâmicas regionais, percebemos que ainda há um bom apetite para esta categoria de produto. Enquanto os mercados maduros, como América do Norte e Europa Ocidental terão um crescimento estável na venda destes dispositivos neste ano, as outras regiões apresentarão expansão de 12%", acrescentou.
A IDC também antecipa que a pressão dos preços de tablets com telas menores (com menos de 8 polegadas) e a evolução do uso do dispositivo em mercados emergentes serão o combustível para o crescimento deste mercado em 2014. Enquanto os preços médios de venda deverão estabilizar em US$ 373 nos mercados maduros, no resto do mundo os preços médios devem diminuir para US$ 302, o que representa um declínio anual de 10%.