Em um cenário global de crescente conscientização da sociedade sobre sustentabilidade, o tema vem ganhando relevância também na pauta empresarial. Investidores e clientes já utilizam os parâmetros de Governança Ambiental, Social e Corporativa – o ESG Scorecard – na hora de decidir com quem fazer negócios. A plataforma LIVE da Intelie, empresa brasileira com forte atuação no mercado global de Óleo & Gás, se tornou uma aliada para empresas comprometidas com suas métricas e boas práticas sustentáveis, especialmente nos setores industrial e de manufatura, pois permite que elas aumentem sua eficiência operacional e a gestão de sustentabilidade, que é fundamental para a emissão de títulos verdes – os green bonds – um instrumento financeiro usado no financiamento de projetos que trazem benefícios ambientais ou causam impacto climáticos positivos.
O aplicativo de Monitoramento das Utilities, que são água, eletricidade, gás, vapor e ar comprimido, entre outros, permite gerenciar esses recursos em tempo real através de uma série de indicadores-chave de desempenho (KPIs), enquanto a solução de Monitoramento de Desperdícios ajuda a identificar e tomar medidas para reduzir perdas em todo o processo de cadeia de suprimentos, fornecendo uma visão ampla, que vai desde o fornecimento dos insumos e matérias primas até a distribuição e devoluções de vendas. O aplicativo de Monitoramento de Consumo de Combustível e Emissão de Gases, por sua vez, permite que os engenheiros tomem ações preventivas e corretivas para redução da emissão de CO2.
A solução Equipment Health and Diagnostic Monitoring, que verifica a saúde do equipamento e monitora sua performance, permite otimizar o desempenho de máquinas, prever falhas e planejar manutenções com o intuito de minimizar o tempo não produtivo – ou non-productive time, em inglês – dos equipamentos, os custos de manutenção, e outros desperdícios, como matéria prima, recursos naturais e horas de trabalho das equipes. Em resumo, a LIVE® possibilita manter os mesmos níveis de produção com menor custo, e evita também indisponibilidade de equipamentos, eventualmente reduzindo a necessidade de aquisição ou reposição de peças e equipamentos.
"As empresas atualmente consideram a sua pegada de carbono como um ativo gerador de novas fontes de recursos financeiros e, portanto, gerenciam esse ativo com prioridade. Esse novo ecossistema baseado nos títulos verdes viabiliza a redução do impacto ambiental resultante de suas operações, agregando valor e vantagem competitiva. A tecnologia LIVE ® de Inteligência Operacional da Intelie proporciona o monitoramento em tempo real, criando um retrato tão fiel do momento que permite à empresa identificar estas situações de desperdício e tomar ações corretivas muito rapidamente. Poderiam até mesmo serem resolvidas em tempo real, dependendo do nível de automação da empresa.", diz Antonio Maia, Parceiro em Desenvolvimento de Negócios da Intelie.
O Brasil passa hoje pela pior crise hídrica dos últimos 91 anos, com reservatórios trabalhando abaixo da capacidade e escassez de chuva, o que afeta diretamente os custos de todos os produtos e serviços. Além disso, cresce o risco dos apagões, que geram paralisações e grandes prejuízos para todos os setores da indústria. Daí a importância de aplicações tecnológicas que permitem que as empresas façam a gestão adequada do uso de recursos naturais.
"Só é possível melhorar o que se pode medir e monitorar, e a plataforma Intelie LIVE ® viabiliza o uso de dados operacionais para proporcionar melhorias constantes e crescentes. Podemos levar em conta também que alguns setores são mais complexos e sensíveis do que outros. No caso do segmento industrial, por exemplo, o uso de inteligência operacional pode contribuir no controle de KPIs em tempo real e gerar um consumo mais eficiente de recursos naturais, bem como redução ou até mesmo a eliminação de impactos que poderiam ser irrecuperáveis e onerosos", afirma Lélio Souza, CEO da Intelie.