Ericsson, ZTE, Padtec e Huawei fazem lances para rede da Telebrás; resultado sai dia 3

0

O mercado terá que aguardar mais uma semana para saber quem será o primeiro fornecedor de equipamentos da nova Telebrás. O pregoeiro da estatal suspendeu o processo de tomada de preços na etapa final da disputa para analisar com mais profundidade as propostas realizadas. O processo será retomado no dia 3 de novembro, às 10h, pelo sistema ComprasNet do Ministério do Planejamento.
Foi divulgado até a suspensão do pregão que quatro interessados fizeram propostas para fornecer os equipamentos que irão "iluminar" a rede de fibra óptica sob controle da Telebrás com equipamentos em DWDM. São eles: Ericsson, ZTE, Padtec e Huawei.
Pelas informações apresentadas pelo pregoeiro antes do fechamento, apenas uma das quatro empresas apresentou documentos que comprovariam o cumprimento do polêmico pré-requisito de fomento da indústria tecnológica nacional presente no edital da Telebrás. O pregoeiro, no entanto, não informou qual seria a empresa.
Pelas regras do edital, amparadas na MP 495/2010, os equipamentos oferecidos devem utilizar tecnologia desenvolvida no Brasil e a empresa precisa estar certificada de que possui Processo Produtivo Básico (PPB) na confecção dos equipamentos que serão adquiridos pela estatal. Outra companhia teria apresentado documentos informando aprovação dos ministérios para a implementação dos PPBs solicitadas no edital. No entanto, ainda de acordo com o pregoeiro, as comprovações de que os PPBs existiriam, assim como o desenvolvimento de tecnologia nacional, não teriam sido apresentadas.
Vale destacar que os comunicados do responsável pelo pregão são apenas indicativos, com base na análise superficial dos documentos encaminhados ao longo do pregão. Apenas após uma análise mais detalhada a estatal anunciará oficialmente quais empresas cumprem, de fato, todos os pré-requisitos e poderão, assim, vencer os lotes negociados.
Analisando o fluxo de ofertas no sistema ComprasNet, as melhores propostas do ponto de vista exclusivamente financeiros foram feitas pela empresa Padtec na maior parte dos lotes. Dos 58 lotes disputados, a empresa apresentou melhor lance em 24. As demais empresas tiveram um desempenho equilibrado, com melhores ofertas financeiras em, aproximadamente, 10 lotes cada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.