Finep discute subvenção econômica para inovação tecnológica

0

Técnicos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE) se reuniram nesta quarta-feira (29/11), no Rio de Janeiro, para avaliar o mérito das propostas submetidas à chamada pública de subvenção econômica à inovação. Essa etapa do processo de avaliação prossegue até sexta-feira (1/12).

Na sessão de abertura, que contou com participação de empresários da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), foram explicadas as estratégias e prioridades relacionadas ao instrumento de subvenção econômica para a inovação tecnológica. Consultores especialistas do comitê de avaliação, constituído por representantes dos setores acadêmico, empresarial e do governo federal, discutiram a definição dos pesos a serem atribuídos aos critérios de avaliação das propostas.

Em seguida, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Luiz Antônio Rodrigues Elias, a presidente do CGEE, Lúcia Melo, que estavam em Brasília, na sede do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), conversaram por videoconferência com o presidente da Finep, Odilon Marcuzzo, e os coordenadores dos oito comitês de avaliação.

Luiz Antônio Elias falou da importância da subvenção, uma vez que ela representa o incremento para a inovação tecnológica na fase pré-competitiva, "aquela em que o risco tecnológico é mais elevado, portanto, a parceria público-privado consolida, por meio do instrumento de subvenção, uma nova realidade para pesquisa inovativa do País".

Marcuzzo destacou que essa chamada pública é um marco na política de ciência e tecnologia: "ela atenderá a uma antiga demanda da comunidade empresarial, além de mudar o patamar de competitividade de nossa indústria".

A Chamada Pública de Subvenção Econômica à Inovação, lançada em outubro pela Finep, agência de fomento do MCT, tem por objetivo convocar e selecionar propostas de apoio financeiro a empresas nacionais, que tenham atividades de pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos inovadores a serem realizados no país, e que atendam aos objetivos, ações, opções ou setores estratégicos definidos na Política Industrial, Tecnológica e de Comércio exterior (Pitce).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.