Clientes vão poder consultar na internet tarifas de pacotes bancários

0

A partir de quarta-feira, 1º de dezembro, os clientes dos bancos poderão consultar a relação completa dos pacotes de serviços oferecidos pelas instituições às pessoas físicas, com suas respectivas tarifas. Ao todo, são 72 pacotes, criados pelos 13 dos maiores bancos brasileiros – Bradesco, Citibank, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banrisul, Itaú, Mercantil do Brasil, Safra, Santander, Banestes, BRB, Caixa Econômica Federal e HSBC.
Antes, o consumidor podia, além de consultar, comparar as 46 tarifas mais utilizadas por pessoas físicas cobradas dos bancos, bem como verificar os pacotes padronizados criados pelo Banco Central. Agora, poderá fazer pesquisas em universo mais amplo, de forma ágil e descomplicada.
Com acesso a mais informações, os clientes poderão consultar pacotes a partir de determinados parâmetros, tais como valores, informa a Febraban. Neste caso, o correntista pode fazer uma busca no sistema para obter, por exemplo, os pacotes que custam entre R$ 5 e R$ 20. O consumidor pode ainda fazer pesquisa por palavra-chave, como "especial", "simples" ou "básico", que são denominações comuns nos pacotes de tarifas.
Atualmente, os clientes têm acesso ao Star (Sistema de Divulgação de Tarifas e Serviços Financeiros), que foi lançado há três anos e pode ser acessado pelo www.febraban-star.org.br. A ideia é trazer um recurso adicional ao sistema. A página também permitirá buscas por pacotes a partir da palavra-chave usada para designar uma variação do produto, como "especial".
Na primeira fase, que foi ao ar em setembro de 2007, o Star oferecia aos clientes a possibilidade de comparar as 46 tarifas mais utilizadas por pessoas físicas em 30 instituições, além de consultar a legislação a respeito. Na segunda etapa, lançada em abril de 2008, o sistema passou a oferecer também os pacotes padronizados criados pelo Banco Central. "Com a terceira fase, estaremos incorporando mais um serviço para a sociedade, beneficiando, desta forma, os clientes e estimulando a concorrência no setor", explica o diretor-adjunto de Produtos de Financiamento da Febraban, Ademiro Vian.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.