Liberado layout para qualificação cadastral de trabalhadores no eSocial

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O portal do eSocial, projeto do SPED Social do governo federal que tem como objetivo principal unificar, integrar e padronizar as informações sobre os empregadores e seus empregados ou contratados, liberou nesta sexta-feira, 29, o layout que as empresas devem utilizar ao enviarem as informações para qualificação cadastral dos trabalhadores, uma das etapas de preparação o sistema que entra em vigor em 2014.

Em vez de utilizar a consulta online, em que manualmente podem ser informados apenas dez trabalhadores por vez, os empregadores irão usar um aplicativo para realizar a validação do CPF e do NIS (Número de Identificação Social: PIS/Pasep e NIT) em lote de grandes volumes. O objetivo da qualificação cadastral é identificar possíveis divergências entre os cadastros internos das empresas, o cadastro do CPF e o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), a fim de não comprometer o cadastramento inicial ou admissões de trabalhadores no eSocial.

Para tanto, deverão ser informados CPF, NIS, nome e data de nascimento do trabalhador. A novidade nesta liberação é que o nome do trabalhador passou a fazer parte das informações que devem ser fornecidas para qualificação e que serão validadas nas bases do CPF e do CNIS.

Após a verificação cadastral nas bases de dados do CPF e do CNIS, o aplicativo retornará o resultado sobre a validação de cada campo informado com os dados constantes das bases CPF e CNIS, informando quais os campos estão com divergências. Caso haja contraposição nos dados informados, o aplicativo apresentará as orientações para que se proceda a correção. Se o problema for relativo ao CPF, o direcionamento será para os conveniados da Receita Federal (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios) e, caso seja relativo ao NIS, o usuário será orientando a se dirigir ao responsável pelo cadastro do NIS (INSS, Caixa ou Banco do Brasil). 

"Este anúncio é um preparativo para o eSocial e a principal novidade em relação à versão online que já estava disponível é que agora o nome do trabalhador faz parte das informações que serão verificadas. A qualificação do cadastro dos trabalhadores é um dos pontos críticos que as empresas devem observar dentro de seus projetos para atender ao eSocial. A correção das informações envolve a participação dos trabalhadores", comenta Marli Vitória Ruaro, coordenadora de projetos da Sispro, fornecedora de sistema de gestão empresarial e gestão fiscal.

18 COMENTÁRIOS

  1. Alguém conseguiu utilizar o serviço? Tentei consultar alguns trabalhadores e só deu erro (Erro geral do sistema. Contate o suporte técnico. Código do erro: [MzM0MTMxMzMxMjZ2MTMxcDA2MS5wcmV2bmV0])

    • Boa tarde Clarice.

      Na quarta passada consegui realizar meu cadastro no portal, e durante a quinta-feira toda consegui realizar a pesquisa da situação cadastral do empregado, porém na sexta (13/11), o site começou a travar e começou a aparecer esta mensagem também.

      Estou no aguardo para que seja solucionado a questão, pois mesmo que eles liberem a opção de envio de arquivo, até pedir para o empregado ir na Caixa regularizar sua situação, será caótico.

      Elder Carlos

  2. Alguém sabe informar como enviar o arquivo gerado pelo lay out liberado pelo governo ?

    Preparei o arquivo e não sei como enviar para fazer a validação do CPF e NIS dos empregados.

  3. Até consegui qualificar os dados, mas infelizmente após todo serviço fui refazer de um funcionário onde havia divergência não há mais…
    Não entendi!!! Nem o aplicativo sabe o que diz.

  4. O Governo deve liberar o web service para as consultas de qualificação, por enquanto só temos o site, onde é possível informar até 10 trabalhadores em cada consulta. Temos uma aplicação que faz estas consultas e devolve em uma planilha agrupada com todas as informações retornadas pelo site. Não temos encontrado problema no acesso.

  5. Fiz a validação de alguns funcionários e apresentou erro, solicitei aos funcionários a correção junto a caixa federal conforme a orientação da validação, esperei alguns dias e validei novamente, porém o erro persiste, alguém já teve esta situação?

  6. Eu consegui consultar o aplicativo em 2 dias mas depois começou só da a mensagem de erro, em outra tela vi que dia 28/03 já estaria liberado o aplicativo para novas consultas, mas ainda não estou conseguindo consultar.

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