Com ampla rede de lojas em São PAulo, o Makro vem investindo na transformação digital, passando a aceitar cartões de crédito, compra de pessoas físicas e sortimento das lojas. O processo, iniciado em 2015, com o Oracle Retail, evoluiu para soluções em cloud, o Oracle Cloud Infrastructure (OCI), e trouxe para a rede e empresas parceiras uma redução de 30% nos custos de infraestrutura.
Junto com os menores custos, a rede contou também com avanços em tecnologia, com o uso de soluções como Oracle Exadata Database Machine, e registrou ganhos de produtividade e "time to market". "Temos banco de dados que são pesados, pois trabalhamos com produtos, notas fiscais, clientes e diversas informações que estão trafegando ao mesmo tempo para estarem funcionando totalmente no dia seguinte em que as lojas abrem", afirma Rafael Sanches, gerente de Infraestrutura e Operações de TI.
O Makro buscava ter uma cloud pública, que de forma segura, possibilitasse que eles rodassem toda a sua infraestrutura, facilitando também a integração do sistema financeiro da empresa.
Nesse aspecto, a utilização do Exadata em OCI possibilitou a consolidação de todas as bases de dados e garantiu a performance e escalabilidade que o Makro buscava. Fizeram um levantamento e escolheram o Oracle Exadata Database Machine que traz capacidade para todos os bancos de dados internos. Hoje, o Makro já possui 90% das bases de dados rodando em Cloud não apenas em Exadata, mas também em IaaS.