Pietro Labriola acumula funções de CEO da TIM Brasil e General Manager do Grupo Telecom Italia

0

O CEO da TIM Brasil, Pietro Labriola, foi nomeado General Manager do Grupo Telecom Italia, passando a exercer as duas funções, além de permanecer como conselheiro da TIM Brasil. As novas funções assumidas por Labriola atribuem todos os poderes necessários para garantir a estabilidade de gestão em todas as frentes, além de ressaltar a relevância da gestão brasileira na estratégia global do Grupo.

Há 20 anos no Grupo Telecom Italia, Labriola ocupa o cargo de CEO da TIM Brasil desde 2019 e, entre outros êxitos, foi o responsável por estruturar a companhia para o leilão das frequências da tecnologia 5G, do qual a operadora saiu como uma das principais vencedoras. Ele é ainda presidente da Conexis Brasil Digital, sindicato que reúne as empresas do setor.

Como Diretor-Presidente da TIM Brasil, Pietro Labriola continuará liderando a companhia e a execução do seu plano estratégico com o mesmo ritmo que imprimiu desde sua chegada à unidade brasileira. Ele contará com um grupo de executivos-chave dentro da atual Diretoria para auxiliá-lo na gestão diária das atividades e atuar em seu nome, se necessário. Este grupo será composto pelos vice-presidentes Camille Faria (CFO), Leonardo Capdeville (CTIO) e Alberto Griselli (CRO).

Labriola adiciona o novo cargo de General Manager da Telecom Italia credenciado  pelo constante crescimento dos resultados operacionais da TIM Brasil.  Em seus dois primeiros anos e meio à frente da operadora, a empresa  chegou a 21 trimestres de crescimento de EBITDA e consolidou a liderança em presença 4G no Brasil.

Nesse período, a TIM Brasil deu passos decisivos para ampliar sua presença no mercado e para diversificar sua atuação. A companhia liderou a reorganização do mercado e está pronta para incorporar a maior fatia dos ativos móveis da Oi, em operação que depende do aval das autoridades regulatórias. Associou-se ainda ao grupo IHS para estruturar uma empresa independente no setor de fibra ótica, a I-Systems. E fechou parcerias estratégicas para oferecer aos clientes soluções inovadoras: com o C6 Bank, para serviços financeiros; com o grupo Kroton, para cursos livres e de graduação por meio de uma nova companhia, a Ampli; com a Stellantis, para carros conectados.

Signatária do Pacto Global da ONU desde 2008, a TIM Brasil se tornou, sob o comando de Labriola, uma empresa de destaque nacional e internacional em políticas e iniciativas ESG.

A TIM Brasil é operadora de telecomunicações número um do mundo em diversidade, inclusão e desenvolvimento de carreiras, segundo o Refinitiv Diversity & Inclusion Index, que avalia 11 mil empresas, cerca de 80% do mercado global. Na frente ambiental, até o fim de 2022, a empresa contará com 60 plantas energéticas, como parte de uma estratégia de chegar a mais de 90% de energia renovável até 2025.

Ainda sob a perspectiva da promoção de iguais oportunidades, a TIM lançou uma iniciativa que reúne mais de 40 grandes empresas brasileiras no movimento Mulheres Positivas, plataforma inédita para reforçar e valorizar a presença feminina no mercado de trabalho.

Quanto à excelência na governança, a TIM é a única operadora a fazer parte do Novo Mercado da B3, desde 2011, registrando os maiores requisitos de transparência na gestão, e a única a contar com o selo Pró-Ética, concedido pela Controladoria-Geral da União. A operadora integra também o ISE, S&P Brasil ESG e o Índice Carbono Eficiente (ICO2), todos da B3.

Em junho de 2021, a TIM Brasil, com base nesta robusta jornada, realizou a maior emissão da América Latina, de R$ 1,6 bilhão, de debêntures atreladas a metas ESG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.