Oracle anuncia portfólio de soluções analíticas para monitorar redes 5G

0

A Oracle anuncia oficialmente a Oracle Network Analytics Suite, um novo portfólio de soluções analíticas nativas da nuvem que combina dados de função de rede ao machine learning e à inteligência artificial para ajudar operadores a tomar decisões mais assertivas e automatizadas no que diz respeito ao desempenho e a estabilidade de todo o núcleo de conexão 5G.

A primeira novidade do pacote, intitulada Oracle Communications Network Data Analytics Function, já está disponível. Com a nova ferramenta, operadores poderão identificar rapidamente anomalias que podem causar falhas catastróficas nas funções de rede e afetar o atendimento ao cliente.

"Incentivar a inovação por meio de percepções obtidas a partir de dados confiáveis e análises enriquecedoras não é apenas fundamental para competir no mercado, mas transformador na maneira como os provedores podem alcançar maior eficiência de custos, melhorar a qualidade de serviços e criar novos fluxos de receita", explica Andrew Morawski, Vice-Presidente Sênior da Oracle Communications Networks. "Nosso 5G Network Analytics Suite aproveita a experiência de nuvem e a rede da Oracle em um poderoso conjunto de ferramentas capaz de auxiliar operadores a gerenciar e otimizar suas redes 5G."

Otimizando redes 5G com a função Network Data Analytics

Com base nos princípios da Cloud Native Computing Foundation (CNCF) e com suporte aos padrões 3GPP, a função Network Data Analytics é uma arquitetura de micro serviços segmentados gerenciada pelo Kubernetes. O software funciona como um repositório de dados primordiais e análises com interfaces padronizadas para armazenar e compartilhar informações que podem dar suporte a usabilidade em toda a rede 5G.

A função agrega dados históricos e em tempo real, como medições de sinalização de controle, estado das funções de rede, congestionamento e qualidade de serviço, tudo em um painel intuitivo. Ao aplicar machine learning, análise preditiva e inteligência artificial a esses dados, os provedores de serviços podem entender melhor o desempenho de seu núcleo 5G e tomar melhores decisões. Isso permite que operadores agilizem as operações e o planejamento de rede com base em insights gerados a partir de eventos atuais, previstos e até simulados em sua rede.

Por meio da ferramenta, os CSPs podem desenvolver automação em aplicativos para monitorar e auditar componentes de software, oferecendo suporte à detecção de anomalias com o objetivo de evitar falhas de função que podem resultar na degradação da qualidade da rede. O Network Data Analytics também permite a monetização da rede ao compartilhar dados e insights com desenvolvedores terceirizados na criação de novos serviços.

Por ser baseada em interfaces de padrão aberto e oferecer suporte a ambientes públicos e privados e implantações em várias nuvens, a função é interoperável e acessível, independentemente do tamanho da rede ou do ecossistema das funções principais da rede em uso. Isso é particularmente útil para provedores de serviços que buscam uma estratégia de análise para toda a empresa, que pode implementar a oferta para ir além dos casos de uso 3GPP predefinidos e trabalhar com soluções de análise mais amplas.

"Os provedores de serviços de comunicação são desafiados por altos níveis de complexidade que novas tecnologias trazem à tona. Construir uma vantagem competitiva requer não apenas um gerenciamento de operações eficaz, como também uma perspectiva avançada sobre o comportamento de rede", afirma Karl Whitelock, Vice-Presidente de Pesquisa, Operações e Monetização de Provedores de Serviços de Comunicações, IDC. "Acessar oportunidades de negócios voltadas para empresas e criar valor em novos setores vai muito além dos serviços tradicionais de conectividade. A análise de nível de rede deve desempenhar um papel importante no atendimento às necessidades apontadas pelos clientes.", completa o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.