Da exploração ao pragmatismo – 3 tecnologias que estarão em evidência em 2024

0

Todo final de ano costumamos pensar nas tecnologias que deverão estar em evidência no ano seguinte. Por isso, resolvi listar três que, no meu entendimento, as empresas que pretendem sair na frente com inovações práticas devem estar atentas. O foco em usabilidade e pragmatismo deve estar em alta, trazendo mais relevância para os negócios.

Este ano a IA Generativa teve um destaque instantâneo, visto que até pouco tempo atrás era mais vista em filmes de ficção científica do que na vida real. Com esta tecnologia se tornando cada vez mais inteligente, ela foi incorporada ao dia a dia da sociedade, interagindo e aprendendo de forma colaborativa, o que criou soluções personalizadas e complexas. A complexidade deve aumentar ainda mais no próximo ano, afunilando o seu uso de forma customizada e criativa – afinal, não há limites para a inovação!

Considerando este cenário, vejo potencial em três tecnologias que devem impactar o mercado: IA Generativa descentralizada, Web3 e custobots. Cada uma, do seu jeito, deve ter, em 2024, um ano de maior entrega para os negócios, transformando setores e comportamento de consumo.

IA Generativa Descentralizada

Em 2023, muito se falou sobre a IA Generativa, que foi explorada por diversos negócios, mas acredito que ainda podemos fazer muito mais com esta tecnologia. O potencial máximo da inovação poderá ser alcançado quando modelos pré-customizados forem disponibilizados para cada segmento, democratizando e agilizando a adoção por empresas de todos os portes. Segundo relatório da Bloomberg Intelligence, este deve se tornar um mercado de US$ 1,3 trilhão até 2032.

Em 2024, ela será destaque em projetos menores e mais específicos, nos quais as empresas poderão escolher um modelo de aprendizado de máquina (LLM – Large Language Model) já treinado na área de interesse do negócio – como educação, finanças e saúde, por exemplo. Este vai ser o ano de ascensão e uso pragmático da IA Generativa pelas empresas, no qual elas poderão escolher o LLM que quiserem usar, assim como escolhemos o sabor da pizza!

Web3

A tokenização e blockchain, em geral, eram uma aposta para este ano, mas evoluíram de forma orgânica em 2023. Nos próximos anos, mais empresas poderão explorar soluções baseadas em blockchain para otimizar processos, como cadeias de suprimentos, gerenciamento de dados e contratos inteligentes. Além disso, a tendência de tokenização de ativos tangíveis e intangíveis pode crescer, permitindo que empresas transformem propriedades, títulos, obras de arte e outros ativos em tokens digitais para facilitar transações e liquidez. Pode ser desde uma simples passagem aérea até mesmo uma cota de sociedade de uma companhia.  Um relatório divulgado pela Bernstein este ano estima que a tokenização pode resultar em um mercado que deve movimentar US$ 5 trilhões nos próximos cinco anos.

Para o segundo semestre de 2024, acredito que teremos um boom!  A tecnologia está mais madura, os projetos e plataformas mais consolidados, a confiança maior e os problemas que ela é capaz de resolver são cada vez mais latentes.

Custobots

Chamados de "Máquinas como clientes", é quando um robô, por meio de IA e automação, assume o papel de cliente e vai às compras. Espera-se que os custobots se tornem mais inteligentes, utilizando aprendizado de máquina avançado e algoritmos mais sofisticados para entender melhor as necessidades dos clientes e atuar de forma mais precisa. As máquinas comprarão no lugar dos consumidores, e a tendência é deixar de ser projetos específicos para se tornarem plataformas que atuam em grande escala.

Segundo o Gartner, serão cerca de 15 bilhões de produtos sob negociação dos custobots até 2028.

Fabiano Falvo, vice-presidente da Hypeone, marca digital da Neo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.