Estudo aponta as principais estratégias para as marcas otimizarem presença digital

1

Com o objetivo de apresentar o que as empresas precisam para desenvolver a capacidade de construir experiências de valor e a habilidade de otimizar presença online para conectar-se ao cliente, a CI&T elaborou um estudo sobre gestão de experiência (experience management) e geração de tráfego orgânico a partir do uso de práticas de Search Engine Optimization (SEO). O conteúdo apresenta estratégias sobre como as empresas podem construir experiências de sucesso e alavancar impactos de negócio no ambiente online.

Intitulado "Construindo Experiências Completas", o estudo foi realizado em parceria com a Simplex – empresa de software especializada em otimização de geração de tráfego para melhorar vendas e performance. De acordo com o levantamento, implantar uma gestão de experiência eficiente e ter orientações sobre a construção de uma estratégia de aquisição de tráfego efetiva ainda é um grande gargalo encontrado pelas companhias no ambiente digital.

O estudo aponta que, mais do que oferecer os produtos certos, ser capaz de construir experiências completas e relevantes aos clientes é o grande objetivo das companhias no mercado digital. Para isso, é necessário voltar o olhar para o consumidor e estabelecer na empresa a centralidade do cliente a partir do uso de ferramentas de Advanced Analytics e Experience Management, de uma comunicação eficiente e do experience design.

O objetivo em promover uma resposta relevante, de qualidade e com boa experiência de navegação para quem está procurando e um tráfego bom para quem está anunciando é o principal alvo de resolução por parte das marcas. "A partir desse entendimento analítico dos dados, é possível identificar oportunidades para a geração de valor e contexto certos, e buscar a evolução de produtos e serviços", afirma Renata Mello Feltrin, Head of Experience Management & Digital Transformation da CI&T.

Portanto, o uso de tecnologias como inteligência artificial e machine learning já têm contribuído para as empresas no desafio de conhecer o seu consumidor. O relatório detalha que por meio de cruzamento de dados é possível captar o comportamento do usuário e, a partir disso, entender como ele reage. Dessa forma, é possível otimizar e personalizar a experiência e entregar a melhor interface de conteúdo. Esse tipo de otimização traz diversas melhorias. Se o cliente consegue encontrar rapidamente o que procura, a tendência é que ele fique mais tempo no site, exemplifica o estudo.

No que tange à gestão de experiências, o processo de análise de dados fornecidas pelos buscadores de internet e a geração de insights a partir deles deve ser sistemático e contínuo para entregar informações relevantes às equipes responsáveis por desenvolvê-las. "As páginas passaram a chamar os refrigeradores de geladeiras e os smartphones de celulares. Isso porque é necessário entender e antecipar como as pessoas vão buscar por aquele produto", diz João Lee, cofundador da simplex.

Dados de setembro de 2019 da StatCounter Global Stats indicavam que o Google possuía 92,9% de todo o tráfego global de buscas, enquanto Bing e Yahoo!, somados, tinham 3,9%. Com o crescimento do número de usuários no ambiente online, o aumento do uso de buscadores como fontes de informação sobre marcas e produtos também acelera, o que gera uma necessidade por parte das empresas de investir no aperfeiçoamento da experiência oferecida ao consumidor, pontua o relatório.

Apesar de ser um tema tão importante, o estudo da CI&T sobre SEO alerta que o os mecanismos e a prática ainda são uma incógnita para grande parte das companhias. Segundo o documento, por não ser uma ciência exata, o algoritmo de buscas do Google, que faz o balanço entre o que é disponibilizado e o que é relevante, é extremamente complexo e muda mais de 200 vezes por ano, por exemplo. Com isso, é complexo ter o domínio sobre todas as especificidades e ações que seriam mais efetivas para melhorar o posicionamento dos websites.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.