O mercado americano de publicidade on-line movimentou US$ 23 bilhões no ano passado, o que representou o quarto recorde consecutivo de resultado e um crescimento de 10,6% na comparação com 2007, quando contabilizou receita de US$ 21,2 bilhões, segundo a Internet Advertising Bureau (IAB).
Com o isso, a internet detém a terceira maior fatia dos investimentos totais em publicidade nos Estados Unidos, ficando atrás apenas dos jornais, com US$ 34,4 bilhões, e TV, com US$ 28,8 bilhões.
As receitas com anúncios em buscas, por meio de links patrocinados, que representaram 45% do total, foram de US$ 10,5 bilhões no período, 20% superiores a 2007. Já o faturamento relacionado a banners, que respondem por 21% do total, ficou em US$ 4,9 bilhões, e os anúncios atrelados a vídeos movimentaram US$ 734 milhões, o dobro do registrado um ano antes, englobando 3% dos aportes em publicidade na web.
Mesmo com o incremento de dois dígitos, esse mercado deu sinais de ter sentido os efeitos da crise econômica, já que entre 2006 e 2007 havia aumentado 26%, expansão que caiu pela metade no ano passado. No quarto trimestre do ano passado, o mercado de publicidade pela web cresceu apenas 2,6%, atingindo receita de US$ 6,1 bilhões, contra US$ 5,9 bilhões em igual período de 2007.
- Em expansão