A Anthon Berg, uma das mais antigas fabricantes de chocolate da Dinamarca, atraiu centenas de consumidores à sua loja com uma campanha em que o espírito de generosidade das pessoas se tornou a única moeda para aquisição dos seus produtos, em lugar de dinheiro ou cartão de crédito
A campanha, integrada com a rede social Facebook, incluiu a abertura de uma loja física que funcionou por apenas um dia. Nesse período, as pessoas que frequentaram a nova loja puderam comprar caixas de chocolate pagando-as apenas com a promessa de realizar uma boa ação para um familiar ou conhecido.
Em troca dos produtos expostos na loja, os consumidores puderam escolher um "preço" entre os 30 disponíveis, que incluíam compromissos como "não fale de seu namorado pelas costas", "leve café na cama para alguém que você ama", "fale gentilmente com sua mãe por uma semana" ou "ajude a limpar a casa de um amigo".
Em lugar dos caixas para pagamento, a loja disponibilizou funcionários com iPads por meio dos quais as promessas eram publicadas nos perfis dos usuário no Facebook e enviadas para o destinatário da boa ação, como forma de garantir o seu cumprimento.
De acordo com a empresa, a campanha ajudou a criar conhecimento da marca devido à grande quantidade de pessoas que se deslocaram até a loja, gerando filas de até uma hora e meia para fazer as promessas. Além disso, a ação envolveu mais de uma pessoa (o consumidor e o alvo de sua generosidade), o que aumentou o efeito viral e o alcance da campanha.
O efeito viral ainda se prolongou com mensagens posteriores no Facebook, em que consumidores divulgaram fotos e vídeos comprovando o cumprimento da sua boa ação.
Confira no YouTube o video sobre a campanha.