A próxima grande inovação tecnológica terá "um impacto tão profundo" na vida das pessoas e nos negócios como tiveram as telas sensíveis ao toque (touchscreen) e a web. A declaração foi feita nesta quarta-feira, 30, pelo CEO da Microsoft, Satya Nadella, durante apresentação na Build, conferência anual para anunciar as últimas novidades da fabricante de software, realizada em San Francisco, na Califórnia.
O executivo prevê que isso irá colocar em evidência os chamados chatbots, robôs que utilizam software de redes neurais para elaborar perguntas e respostas, bem mais complexas que seus antecessores. Ele coloca os chatbots na mesma categoria das mudanças de paradigmas provocadas pela interface gráfica do usuário (GUI), os navegadores de internet e as telas touchscreen do iPhone.
Nadella ressaltou que empresas, incluindo Facebook, Slack e a Microsoft, estão investindo pesadamente nesses chatbots, que ele chama de "conversas como uma plataforma", para o desenvolvimento de sistemas que tornarão a reserva de um voo ou a compra de uma camisa tão fáceis como enviar uma mensagem de texto. "É um conceito simples, mas muito poderoso em seu impacto. Trata-se de tomar o poder da linguagem humana e aplicá-lo de forma generalizada na computação", disse Nadella.
A Microsoft desenvolveu um chatbot na China, o Xioaice, software de inteligência artificial que tem sido empregado como um chatbot em serviços de mensagens chineses como o Weibo, Line e WeChat, e também usado por uma rede de TV chinesa, a Dragon TV, para interação dos telespectadores com seus programas.
Mais recentemente, a Microsoft desenvolveu o chatbot Tay, um sistema inteligente que rapidamente se transformou em polêmica depois de ter criado tuítes negando o holocausto. A empresa se desculpou pelo tuíte ofensivo, disse que não foi intencional e rapidamente desativou o sistema para fazer "ajustes".
Nadella acredita que iremos ouvir muito sobre chatbots e sistemas que permitirão conversas como uma plataforma.