Quando os assuntos são aplicativos para celular, fidelidade não é uma palavra que combina muito com os brasileiros. Segundo uma pesquisa feita pela Liftoff, em 30 dias apenas 2,5% dos usuários continuam usando um app.
Fazer o download e estimular a utilização do seu aplicativo foi um verdadeiro desafio para o Rodoclube, solução que tem como objetivo fazer o frete de caminhoneiros autônomos e empresas de transporte valer mais através de benefícios, descontos e ferramentas de tecnologia.
Em um universo de milhares de caminhoneiros, o Rodoclube identificou que a quantidade de usuários ativos no aplicativo era baixa, disponível nas plataformas iOS e Android. "Escutamos os caminhoneiros e entendemos que nosso cliente não quer mais um app instalado no seu celular, por isso vamos investir na integração com a ferramenta de comunicação que 97% já usa, segundo a CNT", explica Fredy Terrini, P.O. do Rodoclube.
A partir da plataforma que os caminhoneiros já estão acostumados a usar no dia a dia e se sentem seguros: o WhatsApp, que tem mais de 120 milhões de usuários no Brasil. Com a ajuda da AnnA – uma plataforma de relacionamento automatizado que utiliza o WhatsApp, Messenger, Telegram e Chat – foi criada uma solução para substituir o uso do aplicativo próprio e mitigar a baixa adesão às ferramentas digitais.
Após um estudo das necessidades do Rodoclube, a W5 desenvolveu a LÉ.IA, união das palavras Boléia e Inteligência Artificial. Assistente virtual que funciona dentro do WhatsApp e unifica diversas funcionalidades encontradas tanto dentro do aplicativo como fora dele.
Os recursos da LÉ.IA vão muito além de ajudar os caminhoneiros a resolverem suas dúvidas. A ferramenta auxilia no processo da contratação do frete, no gerenciamento de risco e na administração da conta digital que concentra os valores recebidos pelos fretes.
E tudo de forma simples, humanizada e em tempo real na linguagem do caminhoneiro. "A parceria com o Rodoclube é a prova do potencial de utilização do WhatsApp para os mais diversos fins. O trabalho de baixar e manter no celular um aplicativo ficou no passado, a interação com a LÉ.IA é realmente o caminho para uma melhor comunicação, não importa o público", conta Danilo Andrade, Gerente de projetos responsável pelo projeto Rodoclube.
Além do caminhoneiro, o próprio Rodoclube também terá ganhos. O relacionamento com os caminhoneiros foi automatizado e toda a administração e monitoramento agora é feito de maneira visual e intuitiva por meio de dashboards. Outro benefício será a realização de parcerias e campanhas de marketing dentro da plataforma.
"Os aplicativos estão fadados à morte. O futuro está no WhatsApp justamente por ser mais simples e rápido. Nossa expectativa com a LÉ.IA é a melhor possível, inclusive a adesão já melhorou bastante", Paulo Henrique CEO do Rodoclube.