Tecnologia e informação são seus melhores aliados em tempos de Covid-19

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Cerca de 190 mudanças regulatórias diárias. Esse é o cenário visto no Brasil desde início da crise da Covid-19, que deixou boa parte do país em isolamento social. O crescimento na casa dos 300% – o fluxo natural de alterações, nos últimos anos, tem oscilado entre 50 e 70 ao dia – se deu por conta de muitas medidas econômicas emergenciais que foram implementadas para o combate aos efeitos da pandemia na sociedade, em todas as esferas governamentais (municipal, estadual e federal). O cenário deve ser semelhante nos próximos meses.

Isso impacta diretamente o cotidiano de alguns profissionais cujas tarefas estão relacionadas com estas questões regulatórias, como advogados e contadores. Se o desafio já não fosse grande o suficiente por conta disso, muitos deles tiveram que deixar o escritório e trabalhar remotamente durante o período de isolamento. Com tudo isso, como conseguir se manter em conformidade legal e garantir entregas de qualidade para os clientes, que são pessoas e empresas também impactadas pela crise?

A melhor resposta é: tecnologia e informação. Neste ambiente de incerteza e mudanças, contar com dados atualizados em tempo real sobre todas alterações regulatórias é fundamental para cumprir corretamente com estas obrigações. Na Thomson Reuters, por exemplo, contamos com mais de cem profissionais que acompanham todas essas mudanças e informam imediatamente aos clientes, contatores e advogados, por meio de nossas plataformas e soluções, para que possam fazer os ajustes necessários sem comprometer as entregas.

Mas não basta estar atualizado. É preciso também conseguir acesso rápido, fácil e seguro a todas as ferramentas utilizadas no trabalho do dia a dia. Nesse sentido, seguramente a computação em nuvem é o maior aliado dos profissionais. Hoje em dia, os melhores parceiros de soluções contábeis e jurídicas permitem que advogados e contadores possam acessar sistemas, registrar documentos, armazenar dados, interagir com clientes e transmitir informações para os órgãos governamentais de maneira eficiente.

Mesmo com tudo isso, é natural que surjam muitas dúvidas. Afinal de contas, estamos falando de um ambiente regulatório extremamente complexo, com inúmeras mudanças do dia para a noite. Nosso sistema de suporte para contadores, com mais de 400 atendentes na central telefônica ou na internet, registrou procura recorde desde o início da crise. Só pudemos dar conta de toda a demanda porque temos uma equipe grande e preparada para o trabalho remoto.

Esse conjunto de informação atualizada, tecnologia de ponta e suporte adequado que permite a qualidade nas entregas a partir de qualquer lugar, vai ser determinante para profissionais do segmento regulatório passarem por este momento da melhor maneira possível. E mais, conseguir absorver as oportunidades que vão surgir – sempre surgem – na crise.

Algumas situações são muito comuns em épocas como essas, como compra e venda de empresas e aumento de questões trabalhistas. Por outro lado, escritórios que não tenham o devido preparo podem não ter condições de atender seus clientes. Quem estiver atento a tudo isso e contar com o pacote completo de informação atualizada e tecnologia de ponta, tem uma boa oportunidade para ganhar força no mercado.

Claro, tudo isso deve ser conciliado com a capacidade de conseguir desenvolver um bom trabalho mesmo longe do ambiente do escritório. Advogados e contadores, assim como muitos outros profissionais, não estão acostumados com uma rotina permanente de home office, que exige disciplina, desenvolvimento de uma rotina e adequação de um local apropriado para trabalhar.

Mas, mais do que isso, é muito importante tentar manter a interação pessoal entre colaboradores, clientes e gestores. Pode parecer pouco, mas não é. Justamente por serem tão acostumados com a vida de escritório, a manutenção desse contato, seja por telefone ou videoconferência, pode fazer uma diferença tremenda para a motivação da equipe e para a satisfação dos clientes. É preciso se mostrar próximo e presente.

Nada disso é muito fácil, mas estar preparado, ou se preparar, faz a diferença. Na Thomson Reuters, tivemos o desafio de, em uma semana, colocar quase quatro mil colaboradores em toda a América Latina em condições apropriadas para trabalhar remotamente. Foi um grande esforço, que só foi bem-sucedido por conta da colaboração e compreensão de todos os envolvidos.

Essa é sim uma crise sem precedente. A sociedade global era muito diferente há 100 anos, na última vez que tivemos uma epidemia desta magnitude. Mas uma coisa é certa: Ter conhecimento, utilizar tecnologia de ponta e estar bem preparado para os desafios sempre foram fundamentais para superar momentos difíceis dessa vez não será diferente. Seja para trabalhar de maneira eficiente remotamente, aproveitar as oportunidades que irão surgir em meio às incertezas ou atender as expectativas e necessidades dos clientes.

Adrian Fognini, managing director da Thomson Reuters América Latina

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