A .ComDominio anuncia o início da oferta de serviços baseados no protocolo IPv6 para os seus clientes de hosting. Segundo o presidente Vladimir Ranevsky, a empresa está se antecipando a uma tendência, uma vez que o crescimento do número de endereços na internet sinaliza para a necessidade de se migrar para um novo padrão de rede, em substituição a versão atual, baseada no IPv4.
O executivo esclareceu, entretanto, que a empresa irá manter a oferta de serviços baseados no IPv4, deixando a critério dos clientes a opção pelo sistema que melhor atender as suas necessidades. ?Para as empresas que já estão desenvolvendo soluções e aplicativos que requerem o IPv6, o serviço que estamos oferecendo será um grande facilitador, pois elas não terão que se preocupar se o provedor de internet ou hosting está preparado para suportar o novo protocolo?, diz.
O IPv6 é a alternativa para responder a demanda por novos endereçamentos na internet. Esse protocolo dispensa a necessidade de configuração de equipamento na hora da troca ou atualização das máquinas. Além disso, aceita vários tipos de endereçamentos, possibilita a definição do fluxo de comunicação como uma seqüência de pacotes de uma determinada origem para um determinado destino e oferece mais segurança (com mecanismos de encapsulamento IP e autenticação) aos dados que trafegam pela rede.
A aposta é que a comunicação móvel será uma das grandes beneficiadas pelo novo sistema de endereçamento de rede. Isto porque o IPv6 traz mecanismos de configuração automática de rede, que irão permitir a conexão à internet pelo sistema disponível no local ? ou seja, a conexão se dará por rede local, por infravermelho ou radiofreqüência, dependendo da situação e local em que o usuário se encontrar.