O crescimento de 3,8% do número de clientes que fazem uso de internet banking, relativo ao período de 2006 e comparação com 2005, mostrou que o uso desse canal pelos clientes praticamente se estabilizou, como revela a pesquisa ?Setor Bancário em Números?, divulgada nesta quarta-feira, 30/5, pela Febraban.
A pesquisa feita com 159 bancos nacionais, estrangeiros e públicos, mostra que foram contabilizadas em 2006 73,7 milhões de contas correntes ativas, 27,3 milhões das quais transacionam pelo internet banking. Segundo Carlos Eduardo Correa da Fonseca, diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da Febraban e coordenador geral do CIAB-2007, esse pequeno crescimento pode significar que o uso de computador nas residências é um limitante, pois de acordo com o Ibope Net Ratings esse número representa 17% da população e próximo ao total de usuários de internet no Brasil.
Outros dados da pesquisa revelam a intenção dos bancos em investir no relacionamento e fidelização dos clientes, uma vez que o número de transação de atendimento de call center com URA (resposta audível) decresceu 21% contra um crescimento de 12,9% de atendimento com intervenção de atendendentes. Em 2005 foram 1,014 milhões de transações com URA contra 801 milhões em 2006; com intervenção do atendente o número de transações subiu de 348 milhões em 2005 para 393 milhões em 2006.
Outros números chamam atenção na pesquisa, como o crescimento de 382% de transações através de corresponde bancário. O número subiu de 296 milhões para 1,4 bilhões de operações em casas lotéricas, correios, estabelecimentos comerciais, etc. O número de transações por terminais de auto-atendimento foi cerca de 10% do volume total das transações bancárias em 2006, atingindo a cifra de 12 bilhões de transações. Em 2005 foi de 10,8 bilhões de transações.
O número de cheques compensados também diminuiu cerca de 12% em 2006, caindo de 1.940 milhões para 1.709 milhões. Ao mesmo tempo, o número de cartões de crédito cresceu 16,2% somando 79 milhões de unidades, transacionando 20% mais que em 2005, totalizando R$ 150,1 bilhões em montante.
Investimento em 2007
Em 2007 os bancos pretendem investir R$ 2,3 bilhões em hardware (mainframe, PCs, storage, ATMs, etc); R$ 1,3 bilhão em telecomunicações; R$ 1,5 bilhão em software de terceiros para novas aplicações; R$ 700 milhões em pessoal de desenvolvimento para novas aplicações. Total de investimento R$ 5,9 bilhões
Em despesas: R$ 1,1 bilhão em software de terceiros/manutenção de sistemas; R$ 1,1 bilhão para pessoal de desenvolvimento/manutenção de sistemas; R$ 1,3 bilhão para outras despesas de pessoal; e R$ 6,2 bilhões para outras despesas gerais. Isso projeta um total de despesas em 2007 de R$ 15,5 bilhões, mostrando que em investimentos houve em crescimento de 10% de 2006 para 2007 e de 8% no mesmo período para a rubrica despesas de TI.
Outsourcing e serviços terceirizados
Segundo a pesquisa o processo de utilização de outsourcing cresce nos bancos. Apesar de não quantificar valores, ela aponta que houve uma evolução de 22% de 2005 para 2006 em serviços de impressão; 32% em help desk; 20% em projeto e desenvolvimento de aplicativo; 12% em processamento em cartões; 20% em fábrica de software, 29% em backup site; 82% em body shop. Apenas a terceirização de infra-estrutura e serviços de telecomunicações não apresentou crescimento, ficando no mesmo patamar de 68% e 29% respectivamente, de 2005 para 2006.