A Balaroti Materiais de Construção é pioneira no uso do coletor de dados Dolphin 6500 – da Honeywell Scanning & Mobility – para agilizar o trabalho de pré-vendas em mais de 10 lojas de sua rede nos estados de Santa Catarina e Paraná.
Com o objetivo de oferecer um diferencial aos seus clientes, a rede optou por uma solução de automação que, segundo a própria empresa, aumentou substancialmente o volume de vendas que dependem do auxílio técnico de um consultor – material de revestimento cerâmico, elétrica e hidráulica, por exemplo. O tempo de atendimento no varejo foi reduzido em 50%.
Ao seguir a tendência do autosserviço em sua rede de lojas de material de construção com mais de 50 mil itens, os administradores perceberam que a venda assistida por um consultor ainda é muito necessária nesse segmento do comércio. De acordo com Darte Giorgetti, diretor de TI da Balaroti Materiais de Construção, havia a necessidade de agilizar o atendimento. Com o suporte da revenda TI Automação, de Curitiba (PR), assessorada pela equipe Honeywell, iniciou-se a fase de testes para implantação dos coletores de dados.
Dos equipamentos móveis testados, o Dolphin 6500 foi o mais adequado para concluir seu projeto de automação das lojas, que contou com uma solução proprietária. "Antes de implantarmos a automação, a cesta de compras era anotada pelo consultor de vendas que, no fim da escolha pelo cliente, acessava um terminal desktop na loja para consultar preço, estoque e fechar o pedido. Em alguns momentos, esse procedimento causava transtornos ao cliente. Agora, a informação é imediata. Ele já visualiza disponibilidade no estoque, calcula a quantidade do material necessário e seu pedido é fechado no próprio coletor de dados", explica o diretor. Ainda segundo o executivo, o tamanho da tela foi um dos fatores importantes na escolha, já que agrada ao consumidor ver os itens disponíveis.
Concluída a pré-venda no coletor de dados, o pedido é transmitido ao centro de distribuição da rede para dar andamento no processo de supply chain e expedição. Ao mesmo tempo, a frente de caixa fecha a venda. A Balaroti Materiais de Construção usa atualmente cerca de 500 coletores de dados Dolphin 6500, da Honeywell Scanning & Mobility, que se comunicam com os servidores da central de processamento por meio de uma rede padrão Wi-Fi instalada nas lojas. O sistema de automação foi criado internamente, a partir da linguagem de programação Cobol, e roda sobre o sistema operacional Linux. "O PDA funciona como um thin client de minha rede. As informações são processadas pelo servidor", completa Giorgetti.
Outra funcionalidade importante mencionada por Darte Giorgetti é a mobilidade e agilidade na tomada de decisões dos gerentes de vendas das lojas. "Com um Dolphin 6500, o gerente dá suporte ao vendedor na negociação e autoriza operações de qualquer lugar, sem precisar estar na sua mesa. Além disso, ele tem maior controle sobre o que está ocorrendo com sua equipe", afirma.
- Pré-vendas