Balaroti aumenta satisfação do cliente com coletores Honeywell

0

A Balaroti Materiais de Construção é pioneira no uso do coletor de dados Dolphin 6500 – da Honeywell Scanning & Mobility – para agilizar o trabalho de pré-vendas em mais de 10 lojas de sua rede nos estados de Santa Catarina e Paraná.
Com o objetivo de oferecer um diferencial aos seus clientes, a rede optou por uma solução de automação que, segundo a própria empresa, aumentou substancialmente o volume de vendas que dependem do auxílio técnico de um consultor – material de revestimento cerâmico, elétrica e hidráulica, por exemplo. O tempo de atendimento no varejo foi reduzido em 50%.
Ao seguir a tendência do autosserviço em sua rede de lojas de material de construção com mais de 50 mil itens, os administradores perceberam que a venda assistida por um consultor ainda é muito necessária nesse segmento do comércio. De acordo com Darte Giorgetti, diretor de TI da Balaroti Materiais de Construção, havia a necessidade de agilizar o atendimento. Com o suporte da revenda TI Automação, de Curitiba (PR), assessorada pela equipe Honeywell, iniciou-se a fase de testes para implantação dos coletores de dados.
Dos equipamentos móveis testados, o Dolphin 6500 foi o mais adequado para concluir seu projeto de automação das lojas, que contou com uma solução proprietária. "Antes de implantarmos a automação, a cesta de compras era anotada pelo consultor de vendas que, no fim da escolha pelo cliente, acessava um terminal desktop na loja para consultar preço, estoque e fechar o pedido. Em alguns momentos, esse procedimento causava transtornos ao cliente. Agora, a informação é imediata. Ele já visualiza disponibilidade no estoque, calcula a quantidade do material necessário e seu pedido é fechado no próprio coletor de dados", explica o diretor. Ainda segundo o executivo, o tamanho da tela foi um dos fatores importantes na escolha, já que agrada ao consumidor ver os itens disponíveis.
Concluída a pré-venda no coletor de dados, o pedido é transmitido ao centro de distribuição da rede para dar andamento no processo de supply chain e expedição. Ao mesmo tempo, a frente de caixa fecha a venda. A Balaroti Materiais de Construção usa atualmente cerca de 500 coletores de dados Dolphin 6500, da Honeywell Scanning & Mobility, que se comunicam com os servidores da central de processamento por meio de uma rede padrão Wi-Fi instalada nas lojas. O sistema de automação foi criado internamente, a partir da linguagem de programação Cobol, e roda sobre o sistema operacional Linux. "O PDA funciona como um thin client de minha rede. As informações são processadas pelo servidor", completa Giorgetti.
Outra funcionalidade importante mencionada por Darte Giorgetti é a mobilidade e agilidade na tomada de decisões dos gerentes de vendas das lojas. "Com um Dolphin 6500, o gerente dá suporte ao vendedor na negociação e autoriza operações de qualquer lugar, sem precisar estar na sua mesa. Além disso, ele tem maior controle sobre o que está ocorrendo com sua equipe", afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.