Empresa brasileira lança solução de bots que automatiza atendimento

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O uso de robôs aplicados às ferramentas de mensageria, como WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger, foram apontados recentemente por grandes líderes da área de tecnologia como a mais nova revolução tecnológica em curso. No Brasil, acaba a ser lançado o ZapDesk, uma solução para atendimento virtual via chat com o uso de inteligência artificial. A primeira versão do produto, o ZapPizza, voltada ao mercado de pizzarias, já vem sendo usado por mais de 100 estabelecimentos em São Paulo.

O ZapDesk está disponível para integração com Facebook Messenger, Telegram, Viber, We Chat, Line e BlackBerry Messenger. O sistema conta com uma programação que automatiza o atendimento. Após a aquisição do serviço pelo estabelecimento a comunicação é feita de forma ágil e natural via chat para que a conversa aconteça de maneira tranquila e objetiva.

O sistema, no entanto, também está preparado para identificar quando uma conversa sai do padrão. Nestes casos o time de suporte da ZapDesk ajuda para que o pedido do cliente seja concluído. Também nestas ocasiões o sistema é inteligente o bastante para incorporar novos padrões de conversa e forma um banco de inteligência utilizada para prestar novos atendimentos, todos os dias.

Dessa forma o cliente não percebe que está sendo atendido por um robô, tamanha a naturalidade da abordagem. De acordo com Nelson Massud, empresário com mais de 25 anos de experiência no mercado de tecnologia e um dos idealizadores do ZapDesk, a automatização do atendimento por meio de robôs é uma tendência mundial, que já começa a se tornar realidade no Brasil.

"Estudos feitos nos Estados Unidos mostram que o mercado de aplicações baseadas em bots tem um potencial de 100 bilhões de dólares. Quando essa tecnologia é aplicada ao atendimento e vendas de produtos e serviços, isso pode resultar não só em economia e escala para os estabelecimentos, mas também em um relacionamento mais estreito e personalizado junto aos clientes", afirma o empreendedor, que já foi sócio majoritário da Gemco, uma das maiores empresas brasileiras de software de gestão com foco no varejo e hoje é sócio da Valemobi, desenvolvedora de soluções de software para o mercado financeiro.

Além do mercado de pizzarias, o ZapDesk será disponibilizado em breve também para salões de beleza e clínicas, com o objetivo de facilitar o agendamento de atendimentos e consultas.

Zap Pizza

Com o ZapPizza, o cliente é atendido de forma automática sem a necessidade de interação para fazer um pedido, agendar um horário ou até mesmo reservar uma mesa, caso queira levar a família e os amigos até a pizzaria. Por meio da plataforma é possível também encaminhar promoções aos clientes, enviar avisos como o de que a pizza pedida já foi para o forno e até interagir com avisos e cupons de desconto, tudo de forma automática.

O sistema envia relatórios periódicos para que os gestores conheçam os hábitos de consumo dos clientes com mais profundidade. Assim é possível mapear o mercado em que atua por meio de relatórios e estatísticas, abastecendo o empresário de informações úteis para o aperfeiçoamento das vendas e crescimento do negócio.

"No pedido feito por telefone, a ligação pode cair, cliente ou atendente não se ouvem, um pedido é enviado de forma equivocada, são várias as chances de erros. Um dos objetivos com o ZapPizza é derrubar o limite do atendimento nas pizzarias: Se o atendente telefônico consegue responder a apenas um pedido por vez, a nossa solução é capaz de atender a vários pedidos ao mesmo tempo. Além disso nosso desejo é que o cliente tenha uma comunicação mais eficaz porque, como tudo é registrado em texto, não sobra nenhum espaço para dúvidas", complementa Nelson Massud.

Ele lembra também o potencial do mercado de pizzarias no Brasil. Somente na grande São Paulo são 7,5 mil pizzarias, onde são vendidas cerca de 17,4 milhões de pizzas por mês. Em todo País são aproximadamente 36 mil pizzarias que vendem aproximadamente 54 milhões de pizzas todos os meses.

Fechamos uma parceria com o Instituto ConPizza, que é o maior projeto de capacitação do mercado de pizzarias no Brasil e já estamos em contato com associações que representam o setor. Nosso objetivo é que o ZapPizza seja adotado em massa, e rapidamente, afirma.

Para contratação dos serviços a pizzaria paga um valor fixo mensal de R$ 80,00 e uma taxa de 8% sobre cada venda. "Com a nossa solução, o empresário pode deixar de se preocupar com sua infraestrutura de atendimento para manter o foco em outros detalhes de sua operação como a qualidade dos produtos e a gestão financeira do negócio", completa Massud.

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