Voluntariado e Recursos Humanos do Einstein se uniram à escola de programação Let's Code para promover o "ComuniDados", curso gratuito de ciência de dados, voltado aos moradores de Paraisópolis que tenham entre 18 a 30 anos. A iniciativa irá capacitar e preparar os participantes em Python & Dados, aumentando as chances de empregabilidade na área.
Segundo relatório de 2020 do Fórum Econômico Mundial sobre profissões do futuro, análise e ciência de dados serão os empregos com maior aumento de demanda até 2025. Somados a carreiras de especialistas em inteligência artificial e em Big Data, o Fórum prevê a criação de 97 milhões de novos empregos no mundo. "O nosso propósito é oferecer uma capacitação que possa viabilizar a inserção desses jovens no mercado de trabalho, seja no Einstein ou em qualquer outra organização, proporcionando oportunidades de carreira que viabilizem uma mudança de vida. Trata-se de uma iniciativa que reforça nossa atuação em projetos sociais e de inclusão", afirma Miriam Branco, diretora executiva de Recursos Humanos do Einstein.
De agosto até dezembro de 2022, as aulas acontecerão três vezes por semana e de forma presencial na comunidade. O conteúdo programático traz temas como lógica de programação, Big Data, Banco de Dados No-SQL e Visualização de Dados com Power BI. As aulas devem contribuir para a empregabilidade de moradores de Paraisópolis e ampliar a oferta de força de trabalho com as habilidades requisitadas em um mercado altamente aquecido.
"A Let's Code educa para a empregabilidade. Nosso objetivo é impulsionar as oportunidades do mercado de tecnologia, trazendo diversidade e preparando os profissionais para programar de verdade. O ComuniDados une formação em tecnologia e inclusão social para uma das maiores comunidades do Brasil, oferecendo oportunidade, geração de emprego e conhecimento para os jovens. Estamos muito felizes com a parceria da Let's Code com o Einstein e o fato de poder viabilizar um projeto de tanto impacto", explica Gabriel Göltl, CMO da Let's Code.
A iniciativa integra parte do Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão do Einstein, que atua em 5 frentes prioritárias (equidade de gênero, LGBTI+, pessoas com deficiência, gerações e etnias) e os participantes poderão concorrer às vagas para atuação com ciência de dados dentro do Einstein. A escolha de Paraisópolis como foco do Programa se deu porque a organização já atua há mais de 23 anos com a comunidade local, por meio do Voluntariado Einstein no PECP.
Os jovens terão o apoio do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP, programa social criado pelo Voluntariado Einstein), que integra iniciativas de Arte & Comunicação, Capacitação Profissional Educação, Esportes, Saúde, Serviço Social. Formado por 150 turmas dentro de 56 oficinas com atividades socioeducativas, o programa contribui para o bem-estar físico, psíquico e social dos moradores da comunidade e adjacentes.
"Temos a missão de promover a justiça social na comunidade assistida, por meio de ações fundamentadas em princípios, valores de ética e cidadania. Capacitar esses jovens e ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho é, sem dúvida, uma maneira de oferecer novas possibilidades de emprego e carreira a eles", afirma Telma Sobolh, presidente do Voluntariado Einstein.
Os interessados podem se inscrever pelo site, no período de 23 de maio a 13 de junho. Os únicos requisitos para cadastro pedem que os alunos tenham entre 18 e 25 anos, moradores da comunidade de Paraisópolis.