A partir de um olhar atento às necessidades e jornada do consumidor e as tendências digitais, o Grupo Boticário investiu em tecnologia e equipes próprias para aprimorar ainda mais os programas de fidelidade das suas marcas de consumo O Boticário, Quem Disse, Berenice? e BeautyBox – que juntos atingem o marco de 55 milhões de inscritos e 80% das transações realizadas nas lojas O Boticário.
Os programas de fidelidade do Grupo Boticário têm operação omnichannel com acúmulo e resgate de pontos nas lojas físicas, e-commerce e também no aplicativo. A partir de mecânicas específicas, os clientes têm acesso a campanhas personalizadas, recebem pré-venda exclusiva e são os primeiros a receber novidades e lançamentos, resultando em média no aumento de 20% na frequência de compras.
"Existe muita tecnologia envolvida para que as ofertas superem as expectativas dos clientes e tragam uma boa experiência de consumo. Para garantir a fidelização e encantamento dos nossos clientes, precisamos surpreendê-los com dinâmicas personalizadas e com alto nível de estabilidade tecnológica", Renato Pedigoni, diretor executivo de Tecnologia do Grupo Boticário. "Nos últimos anos, aceleramos a nossa estratégia digital e de tecnologia. Entendemos, portanto, que também era o momento de aprimorar a oferta dos nossos programas de fidelidade", complementa.
Para atingir esse objetivo, o Grupo Boticário criou um novo motor com tecnologia e times próprios para ampliar a infraestrutura e atender o alto volume de dados e de ingestão, que chega a cerca de 1 milhão de novos registros por semana. Toda a comunicação externa dos programas é atendida por meio de microsserviços desenvolvidos com tecnologias open source e serviços em nuvem como DynamoDB, QLDB, OpenSearch e AppSync, entre outros, que trazem mais produtividade e capacidade de escala sob demanda.
Com a nova arquitetura, os programas de fidelidade tornaram-se flexíveis e personalizáveis para os diferentes modelos de negócio e marcas do Grupo Boticário. Por meio de uma camada intermediária de comunicação entre APIs, o sistema foi substituído com poucas alterações nos canais de venda, do o aplicativo e o site, até software utilizado nas mais de 4. 000 lojas.
"Por meio de pipelines automatizados de continuous integration e continuous delivery, o time responsável pelo produto conseguiu otimizar o tempo de entrega de melhorias para os consumidores. A implementação de uma funcionalidade que demoraria no mínimo seis meses com os fornecedores diversos para cada uma das marcas, agora é centralizada na equipe interna utilizando a nova solução, que ainda conta com o consumo otimizado, facilidade de escala e recursos de monitoramento e telemetria muito mais eficientes.", finaliza Renato.