Na mesma semana em que conseguiu se livrar de acusações de quebra de patentes, a Apple foi processada por outra violação de propriedade intelectual. Nesta sexta-feira, 30, a companhia de Steve Jobs foi processada pela israelense Emblaze, que acusa a Apple de ter infringido sua patente ilegalmente no processo de fabricação de seus produtos.
A empresa desenvolvedora de tecnologia para comunicações alega que a Apple usa uma tecnologia de streaming de vídeos patenteada desde 2002 por ela. A tecnologia, chamada de http Live Streaming Standard, foi apresentada pela Apple em novembro de 2009 e instalada no iPhone, iPod Touch, iPad e em toda a sua linha de computadores e notebooks.
A Emblaze declarou que o uso não autorizado da tecnologia tem causado "danos irreparáveis" à empresa, e que a prática caracteriza "lucro e receita ilegais". A ação foi registrada nesta sexta na Corte do Distrito Sul de Nova York, nos EUA.
Já na terça-feira, 27, a Apple fechou um acordo com a Minerva Industries para acabar com uma briga judicial pela propriedade de tecnologias relacionadas à conexão de internet sem fio do iPhone.
O processo havia sido impetrado pela desenvolvedora de tecnologias para comunicações Minerva em 2008 e alegava que a Apple deliberadamente usou sua propriedade intelectual para instalar a conexão W-Fi do iPhone.
As empresas decidiram, no entanto, acabar com a briga e publicaram uma nota informando que cada uma arcaria com as próprias despesas judiciais. Os valores envolvidos no acordo não foram divulgados. Com informações do site TechCrunch.
- Disputa