Sessenta e nove por cento dos conselhos de administração de grandes organizações (BoDs) aceleraram suas iniciativas de negócios digitais na esteira da interrupção do COVID-19, de acordo com uma nova pesquisa do Gartner, Inc. Quase metade antecipa a mudança do modelo de negócios de suas organizações como resultado da pandemia.
A Pesquisa do Conselho de Administração da Gartner de 2021 foi realizada por meio de uma pesquisa online de maio a junho de 2020 com 265 entrevistados nos EUA, EMEA e APAC, para compreender como os conselhos de administração veem a evolução do modelo de negócios orientado para negócios digitais em suas empresas, juntamente com o papel do CIO e de outros líderes executivos, especificamente no contexto da crise do COVID-19.
"Os BoDs desempenham um papel importante em ajudar a equipe de liderança executiva a focar além dos riscos de curto prazo associados a essa pandemia estendida", disse Partha Iyengar, distinto vice-presidente de pesquisa do Gartner. "A transformação digital impulsionada pela tecnologia pode, e deve ser, um forte facilitador na abordagem de funcionários, clientes, cadeia de suprimentos e amplo impacto da marca para posicionar a empresa para sair da crise mais forte."
COVID-19 está solicitando mudanças orçamentárias para BoDs
A maioria dos BoDs (67%) espera aumentos orçamentários em tecnologia como resultado da pandemia, enquanto áreas funcionais como marketing e RH devem sofrer cortes orçamentários. Os entrevistados esperam um aumento de quase 7% em seus orçamentos de TI para 2020 (ver Figura 1) "A demanda de longo prazo dos BoDs durante o COVID-19 é aprovar investimentos prospectivos, mesmo em face de receita e lucros potencialmente despencando", disse Sr. Iyengar.
Mudanças orçamentárias médias em 2020 como resultado do impacto do COVID-19
Espera-se que a análise e a inteligência artificial (IA) surjam mais fortes como tecnologias revolucionárias como resultado da pandemia, à medida que as empresas se apoiam nelas para conduzir a uma melhor tomada de decisão no novo ambiente de trabalho remoto primeiro.
Iniciativas de tecnologia digital no topo da lista de prioridades de negócios do BoD
Impulsionadas pelo início do COVID-19, as iniciativas de tecnologia digital servirão como a principal prioridade estratégica de negócios para BoDs nos próximos dois anos, seguidas pelo envolvimento do cliente e gerenciamento da força de trabalho remota.
Oitenta e seis por cento dos entrevistados consideram a tecnologia como tendo um papel transformador na abordagem de prioridades estratégicas de negócios, motivo pelo qual a maioria das organizações deve criar uma nova função de "Diretor Digital" para responder ao COVID-19 a longo prazo.
"Os BoDs devem adotar abordagens inovadoras para seus modelos de governança, alavancando tecnologias e experiência em TI para acomodar os impactos que a pandemia está gerando em suas agendas de transformação digital", disse o Sr. Iyengar.
BoDs veem o CIO como um parceiro
Quase todos os BoDs esperam que os líderes funcionais colaborem uns com os outros durante o COVID-19. Mais da metade acredita que os CIOs atuam como parceiros de líderes de negócios seniores, enquanto mais de um terço procura o CIO para liderar sozinho os problemas de negócios digitais.
A renovação de longo prazo é uma área de foco importante para o Conselho, com 28% dos entrevistados se concentrando na fase "Renovar" do The Reset. A gestão executiva está menos focada na renovação (18%) e mais focada na fase "Responder", com pouco menos da metade relatando ser sua área de foco principal.
"Os CIOs e o restante da equipe de gerenciamento executivo devem se envolver com o BoD na criação de uma estratégia de longo prazo para renascimento – e até mesmo sobrevivência – após a crise", disse o Sr. Iyengar.