Painel discute como migrar e sustentar uma plataforma de nuvem

0

Seja pela popularidade atingida nos últimos 18 meses seja por permitir que os usuários acessem dados e serviços, a migração para nuvem tem beneficiado empresas e usuários. Esse foi o tema do terceiro painel da primeira edição do Cloud Evolution Forum, promovido pela TI INSIDE, nesta quarta-feira, 29.

Diogo Barroso Santos, CTO da Claranet, empresa provedora de serviços de rede, hospedagem e aplicativos gerenciados em vários países do mundo, ressaltou que a cloud hoje é a base de qualquer empresa ou produto conhecido.

Como disse o executivo, a migração não é simplesmente levar dados ou escanear conexões. "A migração vai além.  É uma jornada de modernidade que as empresas enfrentam, pois quando bem feita o sucesso é garantido.", argumentou, " Para isso é importante ter segurança, diminuir custos é obrigatório e fazer uma análise mais assertiva de multiplayers levará a empresa à modernização tão necessária para manter a competitividade".

Elisio Pereira, diretor de Tecnologia da Ticket contou sobre a experiência da companhia, principalmente no último ano e meio, pois além de ter que inovar na oferta de novos produtos adaptados às novas necessidades que surgiram neste período, havia todo um sistema já em operação que precisava ser mantido.

"Haviam desafios a serem transpostos, o time precisava usufruir quase que imediatamente dos recursos promovidos pela nuvem, havia a necessidade de escalabilidade e da modernização constante necessárias para as aplicações. Somente uma migração correta poderia proporcionar que estas metas fossem atingidas", reiterou.

Segundo explicou o executivo de TI da Ticket, não há fórmula mágica para que uma migração seja bem sucedida, mas é possível estabelecer metas que levem ao sucesso, sempre contanto com entrosamento e conhecimento da equipe e entendendo que para cada empresa as necessidades são diferentes.

Rodrigo Veiga, diretor de Engenharia de Software da OLX Brasil, ressaltou que a escolha do provedor ou provedores não está ligado somente aos custos que as migrações estabelecem, mas sim, pela abrangência dos serviços oferecidos.

Ele contou que na experiência da companhia, uma das maiores da América Latina de serviços online, o planejamento para migração é fundamental na redução de impactos e que a gestão de custo passou a ser mais que o valor despendido para isso. Passou a ser mais o consumo consciente dos serviços.

Felipe Lins de Albuquerque, Enterprise Executive Latam na Talkdesk evidenciou que a cloud tem um papel voltado essencialmente aos negócios das empresas e que esse é seu objetivo. Por isso, obter as vantagens e benefícios ofertados pela nuvem permite diminuir os GAPs entre os serviços dos provedores e o que existe on premisse nas empresas.

Segundo ele, um fator notadamente importante neste momento é que a força de trabalho no mundo está em qualquer lugar, não está só no escritório, e esta cultura tanto do lado dos colaboradores quanto dos usuários está e estará, no futuro, na tecnologia.  Ainda como disse o executivo, a explosão do uso da nuvem passa pela efetividade da automação que as empresas conseguem imprimir em seu cotidiano não se tratando de uma jornada única para todos, mas ligadas a flexibilização que o uso da cloud permite a estas empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.