Painel debate desafio da adoção de multinuvem e redução de custos

0

Atualmente, não há dúvidas entre os executivos de TI, que a adoção de serviços multinuvem traz inúmeros benefícios e  exige técnicas de gerenciamento que atendam às necessidades das aplicações, previsibilidade, custo/benefício, orquestração, governança e melhor resultado para o negócio.

Fernando Sá, Diretor de Pré-Vendas da Oi, explicou que o conceito de mullticloud, como o nome diz, consiste na utilização de duas ou mais estruturas e a combinação visa utilizar fornecedores diferentes de serviços na nuvem para ampliar a capacidade computacional, segurança e disponibilidade, assim como otimizar gastos.

"Entretanto, estudos realizados pela IBM, de quem somos parceiros, mostram que 84% dos executivos no Brasil tem problemas de utilização, gerenciamento de custos e orquestração das políticas em várias clouds simultaneamente", apontou.

Segundo o executivo, o consumo em multicloud, a gestão operacional e a governança são os desafios mais identificados no mercado hoje, mas servem de para parametrizar os executivos a fim de  realizar a correta governança financeira do uso da cloud.

"O uso adequado do mult-cloud a ser adotado depende da maturidade de cada empresa que podem ser o passo a passo desde o assessment, migração, políticas de uso até a gestão integrada", lembrou.

Evandro Pacolla, Senior LATAM Sales Engineer da Denodo, apontou como a virtualização está intimamente ligada ao uso de multicloud.  Conforme explicou, a sinergia existente entre ambas possibilita aos executivos de TI pela sua própria experiência identificar as vantagens de usar uma estratégia Multi Cloud como a facilidade para escolher entre as melhores opções de serviços de cloud do mercado. "Essa flexibilidade permite reunir em um projeto benefícios como: otimização de investimentos, integrar serviços de diferentes nuvens, além da resiliência no armazenamento de dados, orquestração no gerenciamento de dados entre outras", reiterou.

Da mesma forma, Everton Cardoso, engenheiro de Sistemas na Veeam Software, reforçou que a proteção e recuperação de dados no multicloud é  responsabilidade que deve ser compartilhada entre  todos os envolvidos, sejam provedores ou usuários. A continuidade do negócio e segurança das informações, segundo ele, é um benefício oferecido pela multicloud, que proporciona uma  redução do risco de perda de dados ou tempo de inatividade devido a falhas de fornecedores ou serviços, além de garantir, uma alta disponibilidade e o aumento de recursos aplicados a segurança da informação.

"O uso de diferentes nuvens permite ainda que as empresas se mantenham atualizadas e utilizem as últimas novidades tecnológicas desenvolvidas por vários provedores da nuvem, e não apenas uma única opção", disse Marcos Teixeira, CEO e cofundador da Rox Partner

Para o executivo da Rox, o multicloud possibilita uma otimização da infraestrutura, com a capacidade de selecionar diferentes serviços ou recursos de diferentes provedores de cloud. "Isso é útil, uma vez que alguns ambientes em nuvem são mais indicados para determinadas tarefas", lembrou ele.

Teixeira disse também que neste contexto de uso, a padronização da tecnologia como serviço (SaaS) é uma alternativa dependendo do que se necessita ou do tamanho da empresa que será usuária. "Além disso, a versatilidade da multicloud também permite que as organizações mantenham os recursos computacionais o mais próximo possível de seus usuários para obter um desempenho ideal e uma latência mínima, bem como uma maior aderência à legislação", disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.