A grande expectativa em torno do mercado de aplicativos para smartphones atrai companhias que tradicionalmente atuavam em softwares para desktops. Esse é o caso da insraelense Magic Software, que no meio do ano atualizou sua plataforma para que os desenvolvedores parceiros possam desenvolver aplicativos para o Windows Mobile.
A companhia é dona do UniPaaS, uma plataforma para o desenvolvimento de software através da qual dispensa-se o uso de linguagem de programação. Além disso, Rodney Repullo, diretor geral da distribuidora oficial da Magic Software no Brasil, explica que a plataforma permite que as software houses (pequenas empresas de desenvolvimento) parceiras desenvolvam uma única vez os seus programas e estes serão compatíveis com várias sistemas operacionais.
A expectativa da empresa é que em meados do ano que vem seja liberada a versão do UniPasS compatível com iPhone, Android e Blackberry. A companhia tem cerca de 150 desenvolvedores parceiros no Brasil e destes 3 já tem aplicativos desenvolvidos para Windows Mobile. "Os números de quem está usando hoje não são significativos, mas vemos claramente que esse é o futuro", diz ele.
A plataforma de desenvolvimento de software da Magic Software permite que os desenvolvedores comercializem seus aplicativos "como serviço". O desenvolvedor pode criar aplicativos com interface Web ou aplicativos Rich Internet Applications (RIA) – onde a interface é mais sofisticada. A própria plataforma é comercilizada às software houses com um serviço. Paga-se uma licença de uso por usuário e uma manutenção anual. Além disso, todas as atualizações são feitas pela web.
- Negócios