A Cyber Monday, promoção que acontece na segunda-feira que sucede a Black Friday, registrou vendas online de US$ 3,39 bilhões nos EUA, o que representa uma aumento de 10,2% na comparação anual, de acordo com dados divulgados pela Adobe. A cifra foi a maior das vendas online na história nos EUA, superando, inclusive, a Black Friday (US$ 3,34 bilhões) por uma pequena margem.
Com relação às compras feitas via dispositivos móveis, estima-se que a Cyber Monday tenha gerado um pouco menos de receita do que a Black Friday, com US$ 1,19 bilhão, crescimento de 48% na comparação anual. Estima-se, ainda, que a temporada de compras de fim de ano até o momento da apuração dos dados (de 1º a 28 de novembro) será responsável por uma receita online total de US$ 39,9 bilhões, um aumento de 7,4% quando comparadas as mesmas bases.
As conversões foram maiores do que a média do feriado, com smartphones em 1,9%, tablets em 3,7% e desktops em 4,3% (na comparação às médias anteriores do feriado, em 1,3, 2,9 e 3,2%, respectivamente). O valor médio dos pedidos (AOV) em smartphones iOS foi de US$ 139, ligeiramente maior quando comparado ao AOV em smartphones Android, que foi de US$ 124.
Os maiores descontos foram registrados em televisores (desconto médio de 21,5%), tablets (21,3%), brinquedos (16,2%) e produtos para pets (12%). Consoles de videogames tiverem um pequeno aumento de preço desde o Dia de Ação de Graças e a Black Friday (0,5 por cento).
Os principais vetores de promoções foram anúncios em mecanismos de busca (35,5% das vendas) e vendas diretas (23,8% das vendas) foram responsáveis pela maior parte das vendas na Cyber Monday, mas ambos estão abaixo da média do feriado (40% e 28%, respectivamente).
O eBay conseguiu desbancar a Amazon como a loja online mais citada na Cyber Monday, seguidas pela Macys, Walmart, H&M, Target, Nordstrom, Kohl, Home Depot e Gap. Os resultados das redes sociais têm como base mais de 2 milhões menções em redes sociais capturadas e analisadas a partir de blogs, Google, Reddit, Twitter, Dailymotion, Flickr, Instagram, Tumblr, Foursquare, YouTube, WordPress e outros.
O desempenho dos dispositivos móveis no feriado de Ação de Graças: os dispositivos móveis foram responsáveis por 56% por cento das visitas (smartphones 45%; tablets 11%) e 37% das vendas (smartphones 25%; tablets 12%) e totalizaram US$ 3,46 bilhões em vendas. A Black Friday se tornou o primeiro dia na história do varejo que gerou mais de um bilhão de dólares em receita a partir de dispositivos móveis, chegando a US$ 1,2 bilhão, um crescimento de 33%.
O relatório da Adobe referente à Cyber Monday tem como base os dados agregados e anônimos de 23 bilhões de visitas a sites de lojas online. A Adobe mensura 80% de todas as transações online dos 100 maiores varejistas dos EUA.