Idealizado pela Ploomes, mpresa com foco em CRM, em parceria com a Opinion Box, a 2ª edição do estudo "A maturidade digital nas empresas B2B" evidencia que o processo de digitalização do mercado nacional segue a todo vapor. De acordo com o estudo, 78% das empresas utilizam soluções digitais dentro da sua rotina operacional em 2023. Tal número representa um crescimento de 5% em comparação com o resultado obtido na primeira edição da pesquisa, realizada no ano anterior. A pesquisa contou com a participação de 638 profissionais de companhias brasileiras B2B, de diferentes segmentos de atuação.
O levantamento indicou ainda que 75% das corporações do país se tornaram mais digitais em 2023, ano que marca de forma definitiva o fim da pandemia. O índice é 7% superior ao de 2022.
A consequência desse movimento é um mercado B2B bem mais digitalizado. Conforme aponta ainda a pesquisa, 65% dos entrevistados consideram que o nível de maturidade digital da sua empresa é alto ou muito alto. Indo ainda mais além, 67% dos profissionais ouvidos relataram utilizar as ferramentas de forma diária. Já em relação ao futuro, 34% dos entrevistados ainda afirmam que em 2024 os negócios vão ficar melhores por conta da adoção de novos recursos digitais.
Marketing e vendas em destaque
Ainda de acordo com a pesquisa, o setor mais digital das empresas, obviamente, é a área de tecnologia, com 26% das indicações. Porém, na sequência, os departamentos apontados como os mais evoluídos digitalmente são os de marketing e vendas, com respectivamente 19% e 15%.
Pensando nas estratégias atribuídas a área comercial, Pagani destaca o dado de que cerca de 40% dos entrevistados informaram que ainda usam planilhas para realizar a gestão do time.
Já em relação ao marketing, o estudo constatou que a comunicação direta por meio de mídias sociais e e-mail segue amplamente reconhecida como maneiras eficientes para atrair leads e clientes.
Outro dado que chama a atenção é a importância sobre a presença da empresa em eventos presenciais, apontada por 1 em cada 3 profissionais entrevistados. A estratégia sugere que as organizações ainda valorizam as interações físicas, mesmo em um cenário de crescente digitalização. Vale destacar ainda que os encontros foram considerados pelos participantes da pesquisa como a segunda atividade mais eficaz da área, perdendo apenas para social media.