Cedae implementa jornada phygital para cobrança de inadimplentes

0

A Cedae, empresa de captação e tratamento de água do Estado do Rio de Janeiro, implementou um novo plano de cobrança phygital para recuperar mais de 83 milhões de faturas abertas, com valores que ultrapassavam R$ 15 bilhões.

O projeto foi realizado pela Talk Communications, multinacional brasileira fornecedora de soluções para atendimento a clientes, que utilizou inteligência artificial e aprendizado de máquina para alcançar uma base de dados não consolidados.

A base do sucesso do projeto Cedae foi a utilização de três ferramentas: o Big Talk, que enriquece o "score" de telefones baseado em estatísticas de atendimento com mais 573 milhões de números fixos e móveis, o Maestr(ia), solução que centraliza a gestão de contatos entre empresa, clientes e prospects por meio de multicanais de diferentes provedores e os Talkbots, assistentes virtuais de voz e texto. Além disso, a Talk Communications implementou um call center humano e desenvolveu dashboards gerenciais que facilitam o acompanhamento de toda a operação.

O novo sistema de cobrança de dívidas da Cedae auxiliou o processo de negociação e cobrança, por meio de um canal de autoatendimento que melhora a experiência do cliente e garante privacidade e agilidade no processo de renegociação dos débitos. A ferramenta integra todos os canais de atendimento da empresa e analisa as opções de descontos para cada cliente.

Em menos de 12 meses de operação da nova plataforma, já foram realizadas mais de 7 milhões de ligações e enviados mais de 500 mil SMS. Foram fechados mais de 15 mil acordos para o pagamento de R? 22 milhões.

"A grande vantagem desta plataforma é seguir o modelo que as pessoas já estão acostumadas usar para fazer compras online. O cliente seleciona o débito, as condições de pagamento e depois conclui a operação usando sua forma de pagamento preferida, incluindo o Pix e cartão de crédito. Tudo de uma forma bem fácil e com total privacidade", explica Anderson Agostinho, Chefe do Departamento de Faturamento da Cedae.

Segundo Alexandre Dias, CEO da Talk Communications, um dos principais gargalos foi organizar a base de dados de clientes e estabelecer jornadas de cobrança que trouxessem os resultados à companhia e, ao mesmo tempo, a aproximasse dos consumidores.

"Em menos de 20 dias, após o recebimento dos dados, conseguimos recuperar os primeiros pagamentos pelo Portal de Negociação e pelo Call Center. Em um mês configuramos os VoiceBots e o atendimento humano por WhatsApp e, ao final do terceiro mês, concluímos o projeto com a implementação do WhatsAppBot", destaca Dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.