Estudo mostra que 78% das empresas B2B já estão digitalizadas

0

Idealizado pela Ploomes, mpresa com foco em CRM, em parceria com a Opinion Box, a 2ª edição do estudo "A maturidade digital nas empresas B2B" evidencia que o processo de digitalização do mercado nacional segue a todo vapor. De acordo com o estudo, 78% das empresas utilizam soluções digitais dentro da sua rotina operacional em 2023. Tal número representa um crescimento de 5% em comparação com o resultado obtido na primeira edição da pesquisa, realizada no ano anterior. A pesquisa contou com a participação de 638 profissionais de companhias brasileiras B2B, de diferentes segmentos de atuação.

O levantamento indicou ainda que 75% das corporações do país se tornaram mais digitais em 2023, ano que marca de forma definitiva o fim da pandemia. O índice é 7% superior ao de 2022.

A consequência desse movimento é um mercado B2B bem mais digitalizado. Conforme aponta ainda a pesquisa, 65% dos entrevistados consideram que o nível de maturidade digital da sua empresa é alto ou muito alto. Indo ainda mais além, 67% dos profissionais ouvidos relataram utilizar as ferramentas de forma diária. Já em relação ao futuro, 34% dos entrevistados ainda afirmam que em 2024 os negócios vão ficar melhores por conta da adoção de novos recursos digitais.

Marketing e vendas em destaque

Ainda de acordo com a pesquisa, o setor mais digital das empresas, obviamente, é a área de tecnologia, com 26% das indicações. Porém, na sequência, os departamentos apontados como os mais evoluídos digitalmente são os de marketing e vendas, com respectivamente 19% e 15%.

Pensando nas estratégias atribuídas a área comercial, Pagani destaca o dado de que cerca de 40% dos entrevistados informaram que ainda usam planilhas para realizar a gestão do time.

Já em relação ao marketing, o estudo constatou que a comunicação direta por meio de mídias sociais e e-mail segue amplamente reconhecida como maneiras eficientes para atrair leads e clientes.

Outro dado que chama a atenção é a importância sobre a presença da empresa em eventos presenciais, apontada por 1 em cada 3 profissionais entrevistados. A estratégia sugere que as organizações ainda valorizam as interações físicas, mesmo em um cenário de crescente digitalização. Vale destacar ainda que os encontros foram considerados pelos participantes da pesquisa como a segunda atividade mais eficaz da área, perdendo apenas para social media.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.