As pequenas e medias empresas tem planos de se exibir presencialmente na CES-2022 que começa na próxima quarta-feira, 5, em Las Vegas, EUA, enquanto grandes empresas cancelaram participação devido à ameaça da Covid. A T-Mobile cancelou sua palestra no CES 2022 no início desta semana e a Lenovo está mantendo sua equipe em casa também. Amazon, AT&T, Meta e TikTok também decidiram não comparecer.
Participantes individuais com planos de palestras e eventos de networking estão guardando suas passagens aéreas para Las Vegas por enquanto, enquanto ficam de olho nas taxas de casos. A variante Omicron está empurrando os números de casos mais altos do que o pico de casos Delta, com os EUA atingindo 267.305 casos na terça-feira, 28 de dezembro. Os casos chegaram a 165.000 em 1º de setembro. Os casos também aumentaram 65% na área de Las Vegas. A taxa de vacinação é de 53% naquela parte do país.
A Intel e a empresa de carros autônomos Waymo também decidiram mudar para um CES 2022 apenas virtual no final da semana passada. A P&G mudou seus planos na terça-feira e hospedará suas atividades CES em seu PGLifeLab. Google, Microsoft, AMD, HP, Nvidia e Intel também cancelaram planos de atendimento presencial, segundo informa a publicação Tech Repúblic..
O vice-presidente e analista da Forrester, Dipanjan Chatterjee, prevê "uma avalanche de retiradas" agora que várias grandes empresas de tecnologia decidiram não comparecer ao CES 2022 pessoalmente.
A porta-voz do CES, Laura Ambrosio, disse que o show presencial estará acontecendo. "Dadas as medidas de saúde abrangentes da CES – exigência de vacinação, mascaramento e disponibilidade de testes COVID-19 – juntamente com medidas de menor comparecimento e distanciamento social, estamos confiantes de que os participantes e expositores podem ter um evento socialmente distanciado, mas que vale a pena e produtivo em Las Vegas, bem como uma experiência gratificante em nosso acesso digital ", disse ela.
As inscrições chegaram a 15.000 em 13 de dezembro, e Ambrosio disse que as inscrições digitais e pessoais continuam a mostrar um forte impulso, com mais milhares de inscrições nos últimos dias. A contagem oficial de expositores é de 2.200 em 23 de dezembro.
"Embora recentemente tenhamos recebido 42 cancelamentos de expositores (menos de 7% do nosso piso de exposição), desde quinta-feira passada, adicionamos 60 novos expositores para o nosso evento presencial", disse ela.
Outro fator que trabalha contra o atendimento presencial é que não há tempo suficiente para que a situação do COVID-19 melhore.
"Você deve se sentir mal pelos organizadores do CES que planejaram este evento híbrido por um longo tempo, encontrando algum consolo nas crescentes taxas de vacinação e restrições de viagens mais brandas, até que foram esmagados pela Omicron", disse Chatterjee.