Os dias de crescimento de dois dígitos no mercado de business intelligence (BI) podem estar chegando ao fim e a indústria prestes a entrar num período de estabilização com a consolidação dos fornecedores e o aumento do preço dos softwares. A constatação é de um estudo realizado pelo Gartner. Para o instituto de pesquisas, no entanto, o BI continuará sendo um desafio para os negócios, uma vez que torna a informação um ativo para as tomadas de decisão. A consultoria orienta as empresas a usarem o BI de forma mais intensa em seus negócios, tornando-o mais amigável, colaborativo e orientado a processos.
Ao tratar das mudanças desse mercado, antes do Gartner BI Summit, que ocorrerá entre 5 e 7 de fevereiro em Amsterdã, na Holanda, analistas do Gartner disseram que a taxa de crescimento mundial de BI em 2007 devem ser ligeiramente inferior à do ano anterior, ficando em 12,5%, após o fechando do relatório. Segundo a empresa, a taxa de crescimento não passará de um dígito até 2011, movimentando US$ 7 bilhões. Esse novo patamar deve ter uma duração de cinco anos, com uma taxa de crescimento composto anual (CAGR) de 8,6%.
Após a consolidação entre os fornecedores de BI, o Gartner avalia que os custos para os usuários também podem aumentar. "A consolidação levada a cabo pela SAP, Oracle, IBM e Microsoft deveria contribuir para acelerar o valor derivado do BI, e não o contrário", disse o analista sênior de pesquisas, Dan Sommer. "Os grandes fornecedores certamente irão conduzir um aumento nos preços dos softwares, enquanto novos fornecedores de BI irão surgir introduzindo tecnologias inovadoras e produtos diferenciados para preencher uma lacuna que as linhas de produtos dos megafornecedores não conseguem suprir."
De acordo com Sommer, a inovação do software de BI significa também que as capacidades de consulta, elaboração de relatórios e processamento analítico online (OLAP) já atingiram uma paridade e não representam mais uma vantagem competitiva para o usuário. A maioria dos fornecedores agora inclui essas capacidades básicas de BI em seus produtos, como é o caso da Microsoft, que acrescentou mais funcionalidades no SQL Server 2005, Office 2007 e PerformancePoint Server.
Os fornecedores de BI "puro-sangue" irão incorporar novos recursos, como painéis, modelos preditivos, mecanismo de busca, visualização interativa e técnicas de análise de memória. A modalidade de venda de BI baseada no conceito de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês) é uma nova abordagem que deve ganhar terreno entre o grupo de novos fornecedores, como a Seatab e LucidEra.
Mas há várias outras mudanças que deverão ocorrer no mercado de BI nos próximos anos, segundo Sommer. Ele apresentará o estudo completo sobre a evolução e os novos desafios do BI no Sommer no Gartner BI Summit.