Comissão Europeia abre investigação contra Samsung

0

A Comissão Europeia abriu investigação contra a Samsung. O órgão executivo da União Europeia acusa a fabricante coreana de utilizar um tipo especial de patentes, o que prejudica o mercado de smartphones e tablets no continente, segundo informações do The Wall Street Journal. As tecnologias, conhecidas como standards-essential, cobrem padrões fundamentais da indústria de tecnologia, como o 3G e o Wi-Fi. De acordo com um consenso mundial a respeito do registro de propriedade intelectual, esse padrões precisam ser licenciados sob uma base "legal, razoável e não discriminatória" – o chamado princípio Frand, que garante a viabilidade de uso por todas as empresas do setor.

Em nota, a Comissão Europeia afirma que irá apurar "se a Samsung utilizou de maneira abusiva os direitos de patentes do padrão standards-essential, trazendo danos à competitividade do mercado de dispositivos móveis na Europa, usando brechas na legislação antitruste da União Europeia".

A Samsung moveu diversos processos contra a Apple por quebra de suas patentes em diversos tribunais do mundo, inclusive nas cortes alemã e holandesa. Em alguns deles, ela pede a retirada do iPhone e do iPad dos mercados. Por isso, a Comissão Europeia esclareceu que a ação aberta nesta semana será prioridade e "não deve prejudicar outras investigações paralelas". Os smartphones e tablets da Samsung são equipados com o sistema operacional Android, do Google.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.