Perto de completar um ano em março, o anúncio feito pelo ex-ministro da Ciência e Tecnologia Aloísio Mercadante de que os aparelhos da Apple, como o iPhone e iPad, seriam produzidos no Brasil pela Foxconn, fabricante chinesa que produz os equipamentos da companhia americana em regime de terceirização, ainda não saiu do papel. Agora é a vez do secretário de Planejamento e Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Julio Semeghini, anunciar que a empresa irá construir outras cinco fábricas no estado – a empresa já possui uma planta industrial em Jundiaí, no interior de São Paulo.
A informação, dada por Semeghini ao jornal Folha de São Paulo, não foi confirmada pela assessoria de imprensa da Foxconn. Na quinta-feira passada, 26, o MInistério da Ciência e Tecnologia publicou no Diário Oficial a portaria que aprova o processo produtivo básico (PPB) do grupo Foxconn para fabricar tablets no Brasil com a desoneração fiscal prevista na Lei 12.507, de 11 de outubro de 2011. Ao lado da redução de 80% sobre a alíquota do IPI – que passa de 15% para 3% –, os fabricantes com o PPB aprovado têm acesso a isenção da alíquota de PIS e Cofins, que é de 9,75%. Além disso, parte dos estados reduz a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é aproximadamente 7%.
Apesar de todos esses benefícios, nenhum iPhone ou iPad saiu até agora da fábrica da empresa no Brasil e há quem duvide que isso irá ocorrer. Em encontro com a presidente Dilma Rousseff em outubro do ano passado, o CEO da Foxconn, Terry Gou, impôs uma série de condições para a instalação de uma fábrica de telas de cristal líquido (LCD) no país, crucial para a produção de dispositivos móveis, isso sem falar no elevado investimento, na casa dos US$ 12 bilhões, para execução do projeto.
Procurado pela reportagem de TI INSIDE Online, Semeghini, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria do Planejamento, não estava disponível no momento. Este noticiário tentará contato novamente com o secretário para que ele forneça detalhes sobre a instalação das fábricas da Foxconn no estado.