Semeghini anuncia que Foxconn terá cinco novas fábricas em São Paulo

0

Perto de completar um ano em março, o anúncio feito pelo ex-ministro da Ciência e Tecnologia Aloísio Mercadante de que os aparelhos da Apple, como o iPhone e iPad, seriam produzidos no Brasil pela Foxconn, fabricante chinesa que produz os equipamentos da companhia americana em regime de terceirização, ainda não saiu do papel. Agora é a vez do secretário de Planejamento e Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Julio Semeghini, anunciar que a empresa irá construir outras cinco fábricas no estado – a empresa já possui uma planta industrial em Jundiaí, no interior de São Paulo.

A informação, dada por Semeghini ao jornal Folha de São Paulo, não foi confirmada pela assessoria de imprensa da Foxconn. Na quinta-feira passada, 26, o MInistério da Ciência e Tecnologia publicou no Diário Oficial a portaria que aprova o processo produtivo básico (PPB) do grupo Foxconn para fabricar tablets no Brasil com a desoneração fiscal prevista na Lei 12.507, de 11 de outubro de 2011. Ao lado da redução de 80% sobre a alíquota do IPI – que passa de 15% para 3% –, os fabricantes com o PPB aprovado têm acesso a isenção da alíquota de PIS e Cofins, que é de 9,75%. Além disso, parte dos estados reduz a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é aproximadamente 7%.

Apesar de todos esses benefícios, nenhum iPhone ou iPad saiu até agora da fábrica da empresa no Brasil e há quem duvide que isso irá ocorrer. Em encontro com a presidente Dilma Rousseff em outubro do ano passado, o CEO da Foxconn, Terry Gou, impôs uma série de condições para a instalação de uma fábrica de telas de cristal líquido (LCD) no país, crucial para a produção de dispositivos móveis, isso sem falar no elevado investimento, na casa dos US$ 12 bilhões, para execução do projeto.

Procurado pela reportagem de TI INSIDE Online, Semeghini, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria do Planejamento, não estava disponível no momento. Este noticiário tentará contato novamente com o secretário para que ele forneça detalhes sobre a instalação das fábricas da Foxconn no estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.