Educação a distância ganha software livre para gestão de conteúdos

0

Mais de 600 pessoas já integram a comunidade de compartilhamento da solução Amadeus, colocada à disposição na última semana no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br). Desenvolvido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Amadeus é um software para a gestão de aprendizagem a distância que permite integrar diversos dispositivos como internet, celular e PDAs.
Segundo o professor do Centro de Informática da UFPE e coordenador do projeto, Alex Sandro, essa integração permite que os conteúdos disponibilizados pelo professor possam ser acessados pelos alunos por diferentes meios, tornando o processo de ensino-aprendizagem ainda mais flexível. Ele disse que o projeto já permite integrar esses dispositivos à TV digital, o que vai garantir muito mais interatividade ao processo. Também permite que um aluno possa receber mensagens em seu celular sempre que o professor tornar disponíveis novos conteúdos no ambiente de educação a distância.
De acordo com Sandro, o projeto vem sendo desenvolvido desde 2001 com apoio de vários centros e institutos de pesquisa governamentais e é já é utilizado por 250 alunos do curso de especialização em gestão de tecnologia da informação da UFPE e por outros 500 alunos do Senai do Rio Grande do Norte. "Estamos devolvendo essa iniciativa à sociedade para que ela possa contribuir para a educação a distância no país", destacou o professor.
Ele também contou que a iniciativa já foi abordada por 14 dissertações de mestrado e duas teses de doutorado da universidade e que outros projetos de pesquisa acadêmica em andamento sobre o assunto.
Com a disponibilidade do Amadeus, o Portal do Software Público inaugura um novo modelo de licenciamento e de gestão das soluções desenvolvidas na administração pública ao compartilhar soluções que podem ser úteis aos mais diferentes órgãos públicos e também à sociedade. Outras 20 soluções estão disponíveis nesse ambiente e os seus códigos-fontes estão acessíveis a todos os interessados, mediante cadastramento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.