IBM deve demitir cerca de 2 mil empregados em toda a Europa nos próximos 12 meses

0

Com plano de demitir entre 15% e 30% do seu quadro de funcionários neste ano, a IBM deve anunciar nos próximos dias o corte de 2 mil postos de trabalho em toda a Europa, de acordo com o Watching IBM, página no Facebook criada por um grupo de funcionários e aposentados da companhia que traz notícias e informações de interesse específico e geral.

A primeira rodada de demissões deve ocorrer na Alemanha, onde está prevista a dispensa de 900 funcionários. Ainda de acordo com o grupo, outros 225 empregados devem ser demitidos em seguida na Suécia e 160, na Dinamarca.

O jornal Berlin Morning Post, além do Watching IBM, cita o sindicato Verdi, que estaria em negociações com a IBM sobre as demissões, aliás, as primeiras efetuadas na Alemanha desde que a companhia por lá aportou. Boa parte dos cortes na subsidiária alemã deve ocorrer nas unidades de soluções de negócios, suporte e gerenciamento de negócios e serviços de tecnologia. Segundo o Watching IBM, as dispensas serão efetuadas de forma gradual, dentro dos próximos 12 meses.

Apesar dos novos cortes, a IBM deve continuar abrindo vagas de emprego em todo o mundo para novas competências em áreas de crescimento como computação em nuvem, analytics, segurança e tecnologias sociais e móveis, disse a empresa ao site The Register no início deste mês de março.

Demissões nos EUA

A situação não deve ser diferente do outro lado do Atlântico. O Watching IBM afirma que "a próxima rodada iminente de demissões" deve ocorrer nos Estados Unidos, onde a empresa deve demitir 17% da força de vendas de tecnologia, a partir de 30 de junho. Os cortes serão um contraponto à abertura de novos postos de trabalho para a unidade de código aberto, cujo codinome é Projeto Solitaire.

Além disso, a IBM deve promover cortes em outros países. O Watching IBM diz que estão previstas demissões de 100 funcionários na subsidiária chilena, bem como de empregados da equipe voltada a soluções SAP da companhia nas Filipinas.

A IBM vem tentando reverter a queda na receita de seu negócio tradicional, depois que a CEO Ginni Rometty decidiu transformar a gigante da tecnologia, de 103 anos, em uma empresa mais ágil, como foco em áreas de crescimento como computação em nuvem, analytics, mobilidade e tecnologias sociais. Ocorre que essas áreas ainda não estão gerando receita suficientemente rápido para compensar a queda na demanda por serviços tradicionais e o negócio de hardware.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.