Lançada em outubro de 2020, a Stix, uma empresa do GPA e RaiaDrogasil, possibilita que as pessoas juntem pontos stix nas compras de supermercado e farmácias, e troquem por descontos direto na boca do caixa ou por produtos em um catálogo exclusivo. Para começar a juntar stix no dia a dia, basta baixar o app Stix e se cadastrar gratuitamente. A Stix não se restringe às pessoas que tem cartão de crédito; quem não possui um, também pode participar.
Em um projeto com a ALFA, a Stix anunciou a implementação do SAP Business One, sistema de gestão para empresas em crescimento da multinacional alemã, com a meta de desburocratizar processos operacionais.
De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), a expansão do varejo brasileiro fez com que, só no segundo trimestre de 2021, as empresas de fidelidade registrassem uma alta de 44,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando a um total de 61,7 bilhões pontos/milhas resgatados só entre esses meses.
Diante das crescentes movimentações desse mercado, a Stix encontrou no SAP Business One a oportunidade ideal de criar um ambiente com uma infraestrutura capaz de armazenar dados de forma ágil e automatizada. "Escolhemos o SAP Business One por ser um sistema mais intuitivo e favorável para conciliar as particularidades de cada empresa que atendemos", explica David Alves, diretor financeiro da Stix.
O projeto teve início em janeiro de 2020, tendo a ALFA como a consultoria escolhida para o trabalho. "Sempre tivemos uma boa parceria com a empresa e, nesse processo, o apoio e empenho da equipe foi crucial, nos dando sugestões de caminhos mais fáceis para serem trabalhados", pontua Alves.
Pouco tempo após a implementação ser finalizada, a empresa já conseguiu vislumbrar os principais ganhos. Dentre eles, está a redução de tempo nos processos operacionais, como a parte de compras, controle de notas, emissão de folhas de pagamento, além de trazer mais autonomia para a empresa, que antes era dependente de outras plataformas.
Para a ALFA, a implantação corrobora ainda mais para a eficácia das empresas ao optarem por um sistema de gestão. "Realizar esse projeto na Stix nos dá uma grande satisfação ao ver a confiança do nosso cliente no nosso trabalho, além de contribuir de maneira efetiva para a consolidação da empresa perante o mercado de fidelização", explica co-CEO da ALFA, Fábio Rogério.
A Stix, através do SAP Business One, conseguiu instaurar diversas melhorias em sua gestão e fazer correções em tempo hábil. A partir do sistema, foram retiradas redundâncias na exportação de dados e registros, além de fomentar a aquisição de ferramentas que possibilitassem uma verdadeira aceleração nos processos.
Por meio desse ganho operacional, a Stix pretende adquirir ainda mais autonomia e agilidade em seu fluxo de trabalho.