Os bancos em operação no Brasil ainda são tímidos na compra de serviços de tecnologia da informação (TI). Segundo levantamento feito pela IDC Brasil, o setor financeiro investe menos em outsourcing do que a média de mercado, sendo os serviços de implementação os mais procurados por essas organizações, com 43% dos processos feitos por terceiros.
Na média geral, os bancos terceirização 13% das operações, 4% do treinamento dos profissionais de TI, 9% em planejamento e 31% em suporte.
Os números variam em torno de pontos percentuais em relação à média de mercado, atingindo equivalência apenas no item treinamento.
Outro movimento identificado pela IDC é a redução das contratações diretas de profissionais. Os bancos médios, segundo Mauro Peres, diretor de consultoria da IDC Brasil, lideram este movimento, principalmente depois da falência do Banco Santos e, consequente, restrição à oferta de crédito pelo BNDES, principal linha de atividade deste perfil de banco.
Como resultado, os bancos médios intensificaram os investimentos em automação de processos e em parcerias. Tudo para aumentar a capilaridade, sem ampliar o número de empregados.