Um estudo sobre os assuntos mais comentados (Trending Topics, ou TTs) do Twitter em São Paulo e Rio de Janeiro revelou que assuntos classificados como "Eventos", especialmente os televisionados, e "TV" são os líderes, respondendo por 55% dos TTs entre os dias 19 de janeiro de 2012 e 23 de março de 2012.
A análise foi feita pela E.life, especializada em inteligência de mercado e gestão do relacionamento nas redes sociais. Os dados confirmam o fortalecimento no país do fenômeno da segunda tela – tendência em que um número crescente de usuários de internet assiste televisão e, simultaneamente, posta comentários nas redes sociais sobre o que está vendo.
"Essa tendência deve estimular as agências de propaganda e os profissionais de comunicação a desenvolver peças para mídias tradicionais mais conectadas às redes sociais, utilizando mais recursos como hashtags e fanpages linkados a essas campanhas", diz Alessandro Barbosa Lima, CEO da E.life.
O estudo dividiu os assuntos nas categorias Datas Comemorativas, Esporte, Eventos (referente a acontecimentos pontuais), Internet, Múltiplos Assuntos (termos relacionados a assuntos diversos), Música, Notícias e TV.
Tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro o assunto que mais vezes apareceu nos TTs foi Carnaval, seguido de Big Brother Brasil e Oscar.
Além dos assuntos, as palavras que mais vezes figuraram nos trending Topics em São Paulo foram, nesta ordem: Brasil, Happy Birthday/Feliz Aniversário, Love, Dia da Mulher, Demi Lovato, Justin Bieber, Dr. Rey, Palmeiras, Yuri e SPFC.
Já no Rio, as dez palavras que mais apareceram nos TTs foram, pela ordem, Brasil, Happy Birthday/Feliz Aniversário, Love, Demi Lovato, Yuri, Narcisa, Laisa, Flamengo, Jonas Brothers e Foo Fighters.