No Brasil, 55% da população afirma utilizar dois ou mais meios de comunicação ao mesmo tempo. O maior uso simultâneo é a televisão consumida em conjunto com a internet (30%). Essa informação consta do estudo Conectmedia, desenvolvido pela área de learning & insights do Ibope Media.
O levantamento aponta que o acesso à internet e as novas plataformas impulsionam o consumo dos meios tradicionais de mídia.
"Simultaneidade e convergência são palavras-chave no novo contexto midiático, no qual os meios são consumidos nas mais variadas combinações e formas", diz Juliana Sawaia, gerente da área de learning & insights e responsável pelo estudo, em nota no site do Ibope.
Segundo a especialista, a democratização de tablets, smartphones e outros dispositivos de acesso impulsiona a convergência e a simultaneidade.
O instituto de pesquisa prevê crescimento nos próximos anos da composição que denomina "Tradigital", em que os meios são consumidos tanto na forma tradicional quanto na forma digital.
O estudo Conectmedia menciona, ainda, que a penetração da internet atinge 56% da população brasileira, o que representa um crescimento de 115% desde 2003.
A atividade mais citada para usos de internet no país é o e-mail, seguido do acesso a redes sociais (veja quadro abaixo.)
Os analistas do Ibope ressaltam que 96% dos usuários brasileiros veem posts e mensagens nas redes sociais, mas apenas 10% efetivamente editam, moderam e influenciam.
Fonte: Ibope/Target Group Index Latina 2012 (Y13w12) (América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela). Filtro: Internet – 7 dias.
Fonte: Ibope/Target Group Index Latina 2012 (Y13w12). Filtro: Internet – 7 dias
Crédito da imagem: vídeo de divulgação Cisco.